Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019
Coxim
04/04/2019 13:21:00
Projeto Cão Herói, Cão Amigo reinicia atividades em Coxim

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: Divulgação 5°SGBM/Ind

O Comandante do 5º SGBM/Ind (Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente), Cap QOBM Fábio Pereira de Lima, retomou no dia 27 de março o Projeto Social “Cão Herói, Cão Amigo – Terapia Assistida por Cães” com vistas ao Hospital Regional Álvaro Fontoura e a APAE de Coxim.

O projeto “Cão Herói, Cão Amigo – Terapia Assistida por Cães” trabalhará com visitas semanais à APAE de Coxim e quinzenais ao Hospital Regional Álvaro Fontoura durante todo o ano de 2019.

Estes atendimentos (visitas) são realizados às crianças com necessidades especiais e idosos, podendo ser feitos também nas escolas, bem como em outras instituições como asilos e casas de repousos para idosos.

Esta modalidade de tratamento com cães, devidamente treinados, para fins de intervenções em processos terapêuticos, visa a utilização dos amigos de quatro patas no tratamento de pessoas com necessidades especiais, para que possam ter o trabalho com a fala, motricidade, afetividade, interação social e estimulação otimizados.

Este tipo de terapia (facilitada por cães) é uma modalidade na qual a equipe multiprofissional utiliza o animal como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e socialização integral daqueles que recebem o contato. O Cap BM Fábio ressalta que todos os cães, para fazerem parte do projeto, passam por uma triagem onde são realizados testes de comportamento e agressividade que duram meses de observação e acompanhamento.

Os cães terapeutas necessitam ser dóceis e tranquilos não estressando-se fora de seu ambiente e principalmente quando as crianças puxam suas caudas ou orelhas, “o que é normal”, diz o capitão Fábio.

Além disso, precisam ter as documentações necessárias que preencham os requisitos de higiene e de saúde exigidos pelo protocolo aprovado mundialmente, ou seja, devem estar vacinados, vermifugados, realizar exames de fezes (coprologia funcional) a cada três meses, ter atestado de saúde emitido por Médico Veterinário responsável, deve ser feita a escovação dos dentes regularmente e tomar banho com shampoo de clorexidina no dia da visita, para garantir o bem-estar dos pacientes e do próprio cão.

Em Coxim o Projeto encontra-se a inteira disposição para visitar instituições que atendem pessoas com necessidades especiais. Interessados entrar em contato com o coordenador do projeto Cap Fábio através dos telefones, 3908 – 6003, 3908 -6005 ou dirigir-se ao Quartel do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, situado à Rua Otacílio Severo dos Santos, 385, Vila Santo André – Coxim MS.

Foto: Divulgação 5°SGBM/Ind
Foto: Divulgação 5°SGBM/Ind
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias