Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Coxim
28/03/2018 14:16:00
Projeto “Cão Herói, Cão Amigo” visita pacientes do Hospital Regional e alunos da APAE

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: 5º SGBM/Ind

O Comandante do 5° SGBM/Ind (Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente) Cap QOBM Fábio Pereira de Lima, dando seguimento ao Projeto Social “Cão Herói, Cão Amigo”, visitou nas últimas semanas o Hospital Regional Álvaro Fontoura e os alunos da APAE de Coxim.

O projeto Cão Herói, Cão Amigo – Terapia Assistida por Cães, foi implantado no Estado desde 2012, tendo como idealizador e coordenador o Cap Fábio, estando hoje em funcionamento nos município de Campo Grande e Coxim, onde recentemente substituiu o projeto Terapia com cães, outrora desenvolvido por militares do 5º SGBM/Ind, o projeto refere-se aos atendimentos realizados às crianças com necessidades especiais, sendo realizadas nas escolas, bem como em outras instituições como asilos e casas de repousos para idosos.

Inserido neste contexto, a modalidade de tratamento que utiliza cães, devidamente treinados para fins de intervenções em processos terapêuticos, visa a utilização dos amigos de quatro patas no tratamento de pessoas com necessidades especiais para que possam desfrutar dos benefícios desta, através dos trabalhos com a fala, motricidade, afetividade, interação social, estimulação.

Foto: 5º SGBM/Ind
Foto: 5º SGBM/Ind
Foto: 5º SGBM/Ind

A terapia com cães é uma modalidade de terapia facilitada por cães onde a equipe multiprofissional utiliza este como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e socialização integral daqueles que recebem o contato com o animal.

Existe um cuidado especial com os cães terapeutas, pois, precisam ter as documentações necessárias que preenchem os requisitos de higiene e de saúde exigidos pelo protocolo aprovado mundialmente, ou seja, estão vacinados, vermifugados, realizam exames de fezes (coprologia funcional) a cada três meses e têm atestado de saúde emitido pelo Médico Veterinário responsável pelos cães do projeto, Antônio Carvalho Junior (Tunico).

Além disso, fazem parte a escovação dos dentes regular e banho com shampoo de clorexidina no dia da visita. “Para garantir o bem-estar dos pacientes e do próprio cão, ele recebe um treinamento especial, realizado pela equipe especialista com cães, afirma o Cap BM Fábio. Também ressalta que todos os cães para fazer parte do projeto passam por uma triagem onde são realizados testes de comportamento e agressividade que duram meses de observação e acompanhamento.

Em Coxim o Projeto encontra-se a inteira disposição para visitar instituições que atendem pessoas com necessidades especiais, escolas, hospitais, casa lar para idosos, abrigos para crianças e outras, entrar em contato com o coordenador do projeto Cap Fábio através dos telefones, 3908 6003, 3908 6005 ou dirigir-se ao Quartel do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, situado a Rua Otacílio Severo dos Santos, 385, Vila Santo André.

Foto: 5º SGBM/Ind
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias