Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018
Coxim
24/09/2018 07:39:00
Sábado é dia levar cães e gatos para vacinar contra a raiva

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Zoonoses, realiza no próximo sábado (29) a vacinação antirrábica para cães e gatos no município de Coxim.

A vacina contra a raiva deve ser aplicada em cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. A meta é vacinar mais de 7 mil animais. A vacinação é gratuita e ocorrerá das 8h às 17h em onze locais.

A coordenadora do Controle de Zoonoses, médica veterinária Adriana Haidar, explica que as doses são gratuitas e protegem os animais contra a doença, que é fatal. "A raiva é causada por um vírus que acomete mamíferos, como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos. Também pode ser transmitida aos humanos por meio de mordidas, arranhões e unhadas".

Para o dia da vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de tecido.

Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhes também devem tomar a vacina. Importante também levar a carteirinha de vacinas dos animais.

Confira os locais de vacinação:

Praça da Concha Acústica;

PSF Santa Maria;

PSF Ilda Kohl;

PSF Totó Araújo;

Escola Semíramis;

Escola Clarice Rondon;

Escola Pedro Mendes;

Academia da Saúde do Pequi;

Telhoça do Luizão, em Silviolândia;

Igreja Santa Luzia, no Vale do Taquari;

Centro de Controle de Zoonoses (Canil), na rua Pedro Gomes, no Piracema.

Editada para correção.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias