Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018
Coxim
30/07/2018 15:56:00
SAE realizou mais de 300 testes no Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação assessoria

Na manhã do sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realizou a Ação de Combate a Hepatites. O evento aconteceu no estacionamento do Supermercado União, na Avenida Virgínia Ferreira.

Testes rápidos de Hepatite B e C foram oferecidos à população, além da distribuição de preservativos e orientações em saúde. Mais de 300 testes foram feitos durante toda a manhã, com resultados prontos na hora, de forma gratuita e aberto a todos.

O evento foi alusivo ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado na data de 28 de julho. Hepatite é a inflamação do fígado, um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, causada por vírus. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem, surgem como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A coordenadora interina do SAE, a psicóloga Talita Real, explica que é preciso que as pessoas façam o teste, pois o número de portadores dos vírus B ou C é grande e muita gente não sabe que tem a doença. “As hepatites são doenças silenciosas. Muitas pessoas podem ter a doença e não apresentar os sintomas. Se não tratada adequadamente, ela pode acarretar câncer de fígado, que geralmente é fatal”, ressalta.

A hepatite pode causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. É importante ir ao médico regularmente, fazer os exames de rotina que detectam a hepatite e manter a vacinação em dia. Para quem deseja realizar os testes rápidos de hepatite, o SAE está a disposição para o atendimento na rua Santo Antônio, ao lado da Policlínica Lourdes Fontoura, no bairro São Judas Tadeu, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias