Sexta-Feira, 20 de Julho de 2018
Coxim
19/06/2018 10:41:00
Saúde reforça: crianças menores de 5 anos e gestantes devem ser vacinadas

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Imunização, convoca pais, mães e responsáveis de crianças menores de 5 anos e gestantes a comparecerem nas unidades de saúde para receberem as doses de vacina contra a gripe, também chamada de influenza. A campanha foi prorrogada até a próxima sexta-feira (22 de junho).

Em Coxim, 7.635 pessoas compõem os chamados grupos prioritários, porém apenas 6.709 pessoas desses grupos foram vacinadas até o dia 18 de junho. Dos faltantes, a maioria é formada por gestantes e crianças menores de 5 anos, que são mais vulneráveis à gripe.

A escolha dos grupos prioritários - crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), idosos, trabalhadores em saúde, professores da ativa, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas (com prescrição médica) - é feita pelo Ministério da Sáude e segue orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Coxim, foram registrados 14 casos notificados de síndrome respiratória aguda grave - influenza A e B. Foram confirmados três óbitos por exame laboratorial e dois por clínica médica. Dos cinco indivíduos que foram a óbito, todos apresentavam pelo menos um fator de risco para complicação: maior de 60 anos, menor de 5 anos, cardiopata, diabético e pneumopata, sendo que nenhum dos cinco havia tomado a vacina.

"Esse público é considerado de grande risco para a doença, por isso a vacina contra a gripe é garantida gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, reforçamos o chamado para pais, mães e responsáveis de crianças menores de 5 anos e gestantes a comparecerem nas unidades de saúde para receberem as doses de vacina contra a gripe", destaca a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Patricia Ferreira Gomes.

A vacina está disponível até sexta-feira, somente para pessoas nesses grupos prioritários, nas seguintes unidades de saúde: Policlínica Lourdes Fontoura; ESF Ilda Kohl; ESF Totó Araújo; ESF Argemiro Barbosa, no bairro Silviolândia; ESF Marechal Rondon; ESF Jorge Ritt e ESF Santa Maria. Na sexta-feira, devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, o atendimento será das 13h às 17h. Nos outros dias, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias