Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Coxim
13/03/2018 08:52:00
Secretaria de Saúde alerta para casos de conjuntivite

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde tem registrado um aumento considerável nos casos de conjuntivite no município de Coxim.

Patrícia Gomes, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, afirma que de primeiro de janeiro deste ano até o dia 10 de março foram notificados 151 casos de conjuntivite em Coxim.

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.

A conjuntivite pode ser causada por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou manuseando objetos contaminados.

Também pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.

Sintomas

As conjuntivites bacterianas apresentam produção de secreção purulenta em abundância e a manifestação da doença pode durar de três a cinco dias. Já as conjuntivites virais apresentam secreção esbranquiçada em pouca quantidade e geralmente regridem em aproximadamente 15 dias.

Os sintomas da conjuntivite são: olhos vermelhos e lacrimejantes; pálpebras inchadas; sensação de areia ou de ciscos nos olhos; secreção purulenta (conjuntivite bacteriana); secreção esbranquiçada (conjuntivite viral); coceira; fotofobia (dor ao olhar para a luz); visão borrada; pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

Cuidados

A transmissão da doença se dá a partir do contato direto com pessoas infectadas, ou pelo contato indireto, por meio do uso de objetos contaminados. A conjuntivite se dissemina com facilidade em ambientes coletivos como creches, escolas, asilos e locais fechados com grande circulação de pessoas.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda uma série de cuidados para evitar o contágio, entre eles: lavar as mãos e rosto frequentemente; não coçar os olhos; usar lenços, toalhas e fronhas dos travesseiros individuais, não compartilhar objetos (canetas, produtos de beleza, lenços, etc), de pessoa portadora de conjuntivites; não usar lentes de contato durante esse período; evitar aglomerações; evitar banhos de sol e frequentar piscinas.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para, em caso de sintomas, procurar a unidade de saúde mais próxima para receber o atendimento devido.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias