Domingo, 19 de Novembro de 2017
Coxim
09/11/2017 09:10:00
Secretaria de Saúde de Coxim promove ações ligadas ao Novembro Azul

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza este mês diversas ações voltadas à conscientização da sociedade às doenças que mais atingem os homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Trata-se de uma campanha mundial, que teve início na Austrália, com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, realizar o exame de toque, que obteve ampla divulgação.

Desde 2014, o município de Coxim participa deste movimento, promovendo espaços de discussão sobre a saúde do homem, com o enfoque no câncer da próstata, como também a divulgação e disponibilização dos serviços de prevenção voltados às doenças que mais acometem os homens.

O secretário municipal de Saúde, Rogério Souto, fala da importância da campanha: "A prevenção é a melhor forma de nos cuidarmos, por isso gostaria de convidar os homens coxinenses a prestigiar o trabalho de nossa equipe que está se dedicando a essa programação especialmente criada e atentarem a necessidade de realizar exames médicos rotineiros e levar um estilo de vida saudável".

Thayla Tomaz, coordenadora de programas de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, explica que segundo o Ministério da Saúde, os homens têm mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e tendência à obesidade do que as mulheres.

"Muitos acham que não vão adoecer e por isso não fazem exames preventivos, não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes não seguem os tratamentos recomendados. Além disso, estão mais expostos a situações de violência, acidentes de trabalho e de trânsito", diz ela.

As principais dicas são: adotar alimentação saudável; evitar bebidas alcoólicas; não fumar; praticar atividades físicas regularmente; manter a caderneta de vacinação atualizada; visitar o médico rotineiramente.

Confira a programação do Novembro Azul:

Palestras

Dia 09 (quinta): Sanesul, dirigida aos funcionários da empresa;

Dia 13 (segunda): Palestra na Energisa dirigida aos funcionários da empresa, pela manhã.

Dia 16 (quinta): Palestra na escola Santa Teresa;

Dia 28 (terça): Palestra no 47 Batalhão de Infantaria;

Dia 30 (quinta): Palestra no 47 Batalhão de Infantaria e realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B

Atendimento médico e orientação nas unidades de saúde exclusiva a homens:

Dia 21 (terça): ESF Santa Maria, das 8h às 17h;

Dia 23 (quinta): ESF Jorge Ritt: das 14h às 19h.

Dia 23 (quinta): ESF Senhor Divino Dr. Flavio Garcia, das 8h às 11h;

Dia 23 (quinta): ESF Flavio Garcia (Policlínica Lourdes Fontoura); das 8h às 11h;

Dia 24 (sexta): ESF Ilda Kohl, das 7h às 13h;

Dia 28 (terça): ESF Silviolândia, das 8h às 11h, e das 13h às 16h;

Dia 28 (terça): ESF Marechal Rondon, das 8h às 11h, e das 13h às 16h;

Dia 30 (quinta): ESF Totó Araújo (Piracema), das 13h às 16h.

4° Corrida da Saúde do Homem e 2° Corrida da Saúde da Mulher

Dia 24 (sexta), 18 horas, na Praça Silvio Ferreira. Serão duas modalidades: caminhada e corrida com distância de 3 quilômetros, com sorteio de brindes. Mais informações em breve.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias