Segunda-Feira, 20 de Maio de 2019
Coxim
20/02/2019 07:57:00
Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital Regional de Coxim completa 5 anos

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação

Desde quando foi inaugurado, em 8 de março de 2010, o Hospital Regional de Coxim Dr. Álvaro Fontoura da Silva vem aumentando consideravelmente a oferta de serviços prestados gratuitamente à população.

Um desses é o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Programa Melhor em Casa, que consiste em atendimentos realizados nas residências de pacientes de alta complexidade, aqueles que, em geral, passaram por longos períodos de internações e cirurgias complexas.

Uma equipe multidisciplinar formada por médica, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e técnicas em enfermagem oferece suporte 24 horas a esses pacientes por meio de seus cuidadores, além de visitas periódicas, nas quais são realizadas avaliações e exames.

Nesse caso, o paciente tem um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções. Ao longo dos 5 anos, a equipe do SAD do Hospital Regional de Coxim já atendeu mais de 70 pacientes e atualmente está atendendo 13 pacientes.

A assistente social Fátima Teles explica: "Estudos indicam que no lar, próximo aos familiares, a recuperação do paciente é mais eficiente. Os pacientes do SAD geralmente têm múltiplas incapacidades, necessitando de vários procedimentos técnicos, pois em geral são cadeirantes, ou idosos com dificuldades motoras, outros com sondas, traqueostomia ou cateteres, por exemplo".

A fisioterapeuta Ana Carolina Vargas conta que a equipe capacita um cuidador do paciente, que normalmente é um membro da família. "Esse cuidador mantém contato direto conosco, a qualquer hora do dia, pedindo orientações, além das visitas periódicas que fazemos na casa do paciente, checando e avaliando a saúde dele".

São membros da equipe a médica Anny Caroline, a nutricionista Rejane Pereira, o enfermeiro Cleverton da Lima e as técnicas em enfermagem Edinaria Jacó e Cileide da Silva Gonçalves, a assistente social Fátima Teles e a fisioterapeuta Ana Carolina Vargas.

A diretora geral do Hospital Regional de Coxim, Joelma Schumacher, destaca o serviço: "Esse é um serviço de grande relevância que prestamos à comunidade e que merece o apreço e respeito da opinião pública, pois além do atendimento em saúde em si, estamos oferecendo dignidade aos pacientes, já que os mesmos podem ficar no aconchego do lar e com o vínculo familiar".

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias