Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
Coxim
25/08/2017 12:10:00
Sinsmc não consegue ofuscar passagem do Rally dos Sertões por Coxim
Diretoria esperava que imprensa nacional e internacional, que cobre os 25 anos do certame, tirasse as lentes dos competidores para registrar a manifestação de aproximadamente 10% dos funcionários

Sheila Forato

Imprimir
Foto: PC de Souza

O Sinsmc (Sindicato dos Servidores Municipais de Coxim) tentou, mas não conseguiu ofuscar a passagem do Rally dos Sertões por Coxim. É que o sindicato articulou uma manifestação para o horário em que os competidores começaram a chegar em Coxim. Enquanto os participantes desciam a Virgínia Ferreira, aproximadamente 100 funcionários subiam a avenida, motivados pelo presidente do Sinsmc, Paulo Monteiro, que estava em cima de um trio elétrico.

Como a polícia já estava preparada para a manifestação, o GTRAN (Grupamento de Trânsito) isolou o trecho em que os competidores passariam, impedindo a subida do trio elétrico, mas, os manifestantes se aproximaram do pórtico. Desde o início, o sindicato deixou claro que a intenção era chamar a atenção da mídia nacional e internacional, que fazia cobertura do Rally dos Sertões. Entretanto, a manifestação foi ignorada pela chamada grande imprensa, frustrando a expectativa inicial.

Assim que a paralisação foi deliberada, Paulo Monteiro declarou que: “O Rally dos Sertões é um evento que atrai a mídia nacional e internacional, dessa forma, a paralisação vai mostrar para o mundo, a real situação dos servidores municipais de Coxim”.

Na contramão da manifestação, o locutor do Rally dos Sertões, fazia questão de parabenizar a hospitalidade do povo coxinense e a organização da prefeitura, elevando Coxim a melhor etapa do 25º Rally dos Sertões. Ao entrevistar o prefeito Aluizio São José (PSB), ele não poupou elogios à visão empreendedora de trabalhar pelo turismo de eventos, que aquece a economia local.

Foto: PC de Souza

Sobre a manifestação, Aluizio declarou ao Edição MS que respeita todo e qualquer movimento da categoria, embora não concorde com a forma em que algumas questões sejam conduzidas, mas afirmou que também não cabe a ele entrar neste mérito. “Todos os municípios brasileiros passam por dificuldades, não é uma exclusividade de Coxim, mas, trabalhamos todos os dias para, ao menos, reduzir os problemas e atender a demanda da comunidade”, ponderou.

O movimento encabeçado pelo Sinsmc não agradou a maioria dos moradores de Coxim. Formador de opinião, o radialista Augusto Marques postou um texto em suas redes sociais que ganhou centenas de curtidas, comentários e compartilhamentos. Em resumo ele escreveu que Coxim passa por problemas, o estado também, assim como o país, mas, que tem momento certo para tudo e que desta vez a hora era de fazer bonito para quem vinha nos visitar. Afinal, ninguém recebe visita em casa para contar dos problemas.

O objetivo inicial do sindicato era paralisar todas as áreas, mas também não conseguiu, fragilizando a atual diretoria e dificultando ainda mais o diálogo com a administração. Um carro percorreu a cidade durante a semana avisando que não teria aula, porém, o dia foi normal na rede municipal de ensino. Entretanto, o Sinsmc não enxerga desta forma. Tanto que, diante da baixa adesão dos funcionários, pois somente cerca de 10% compareceram a manifestação, sendo que a prefeitura tem quase 1.000 funcionários, Paulo Monteiro justificava a ausência de servidores, acusando a administração de ter cometido assédio moral.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias