Domingo, 19 de Novembro de 2017
Coxim
25/10/2017 07:57:00
Vigilância sanitária alerta para risco de leishmaniose na área urbana

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação

A Gerência de Vigilância Sanitária de Coxim alerta a população para o risco de criação de galinhas na área urbana do município, haja vista que isso aumenta o risco de transmissão da leishmaniose visceral humana e canina em até quatro vezes, segundo estudos científicos da Fiocruz, com a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente o setor de Vigilância Sanitária recebe muitas denúncias em relação à criação de galinhas na área urbana. São cidadãos reclamando de mal cheiro, moscas, perturbação do sossego, entre outras situações.

Em Coxim a criação destes animais em área urbana é proibida pela Lei Complementar nº 125 de 04 de abril de 2012, com multa prevista de até 100 UFM, chegando até R$ 3.300,00.

A leishmaniose visceral vem se expandindo para áreas urbanas e se tornou crescente problema de saúde pública no país, sendo uma endemia em franca expansão geográfica.

É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

Saimon Cândido, gerente de Vigilância Sanitária de Coxim, explica: "Temos várias frentes de trabalho no município mas precisamos fazer uma discussão com a sociedade. Estudos comprovam que a criação de galinhas em áreas urbanas facilita o ciclo de reprodução do mosquito, que afeta homens e cães. Então a ideia é questionar: será que compensa criar galinhas em casa, gerando esse risco para a própria família?"

"É preciso fazer uma reflexão sobre o tema, além disso, colocar na consciência que toda pessoa que faz este tipo de criação pode estar proporcionando condições para uma leishmaniose visceral humana para si mesmo, para sua família ou também para seu querido cão, que também sofre com a doença", justifica Saimon.

"Como o papel da Vigilância Sanitária é promover ações que venham prevenir riscos à saúde, nos colocamos à disposição na Gerência de Vigilância Sanitária de Coxim está localizada à rua 11 de Abril, 110, no bairro Flávio Garcia", finaliza ele. Os telefones de atendimento são 67 3291-7817 e 99962-3170. O email é visa.coxim@saude.ms.gov.br

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias