Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Coxim
15/03/2017 13:54:00
Zacarias Mourão, o menino Tió, completaria 89 anos nesta quarta-feira

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Lígia Mourão/Arquivo Pessoal

Um dos cidadãos mais ilustres de Coxim, Zacarias dos Santos Mourão, completaria 89 anos nesta quarta-feira (15). Em homenagem a memória do cantor e compositor, a vereadora Dinalva Mourão (PSDB) pediu a execução do hino de Coxim, composto por ele, na abertura da sessão desta terça-feira (14).

A música Pé-de-Cedro foi escrita em 1959, quando o menino Tió, como Zacarias foi apelidado pelo padre Chico, retornou a Coxim, depois de ter feito seminário para ser padre em Campo Grande (MS), ter entrado na aeronáutica em Petrópolis (RJ) e no DER (Departamento de Estradas e Rodagem), de onde saiu policial rodoviário federal.

Narra a história que aos 31 anos ele voltou para Coxim, visitou a árvore que tinha plantado quando criança e retornou a São Paulo com a letra da música já escrita. Lá, ele pediu ajuda de Goiá, outro compositor, para musicar a canção que marcou sua carreira e levou o nome de Coxim para os quatro cantos do Brasil.

Zacarias Mourão teve a vida interrompida na madrugada do dia 23 de maio de 1989. Aos 61 anos, ele foi encontrado morto em sua residência, em Campo Grande. Ele recebeu uma facada próxima ao coração, chegou a ser socorrido, mas morreu na mesa de cirurgia. Até hoje o assassinato não foi esclarecido.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias