Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Cultura
23/06/2018 13:04:00
Morre aos 75 anos Ilton Silva, artista plástico natural de Ponta Porã
Artista expôs internacionalmente e vivia há vinte anos em SC

Midiamax/PCS

Imprimir
Foto: Reuters / Francois Lenoir

O artista plástico e escultor Ilton Silva, natural de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, faleceu na manhã deste sábado (23) em um hospital no pequeno município de Itapoá, Santa Catarina, onde residia há vinte anos e vendia suas obras.

Aos 75 anos, Ilton encontrava-se internado desde a última quarta-feira (20), devido a suspeita de tuberculose, pneumonia e anemia, conforme informado pela sua equipe em sua página oficial do Facebook.

O pintor teve uma trajetória de grande relevância para a cultura sul-mato-grossense. Em 1967, participou da fundação da AMA (Associação Mato-Grossense das Artes) que revelou grande artistas plásticos no Estado antes mesmo de sua divisão.

O talento para a pintura e escultura vem de berço. Ilton foi filho de Conceição dos Bugres, escultora que criou os famosos Bugrinhos, e seu pai era Abílio Antunes, marceneiro habilidoso que continuou a produção dos Bugrinhos após a morte de Conceição.

Ilton já expôs na Argentina, Alemanha, Portugal e Estados Unidos. Obras suas também podem ser encontradas no acervo do Marco (Museu de Arte Contemporânea. Suas obras são reconhecidas internacionalmente por suas cores vivas, principalmente as das mulheres multicoloridas.

Segundo a família de Ilton, horário e local de velório ainda não foram decididos. Informações neste sentido serão divulgadas na página oficial do pintor no Facebook.

Notícias relacionadas

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias