Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Cultura
04/11/2016 13:57:00
MS prorroga inscrições de concurso em homenagem a Manoel de Barros

G1-MS/LD

Imprimir

A secretaria estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) prorrogou até a próxima quarta-feira (16) as inscrições do concurso de desenho para estudantes de Ensino Médio da rede estadual em homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros.

A prorrogação foi publicada na edição desta sexta-feira (4), do Diário Oficial do estado. Conforme o calendário estipulado pela secretaria, até o dia 20 de novembro serão divulgadas as inscrições deferidas, de 20 a 26 de novembro poderão ser apresentados recursos e no dia 5 de dezembro serão divulgados os vencedores.

O concurso: “Desenho Verbal da imagem homenagem a Manuel de Barros no centenário do seu nascimento”, tem como tema a poesia: “O menino que carregava água na peneira”. Para a inscrição, as ilustrações devem ser feitas em papel sulfite A4. A técnica que será utilizada e o material (grafite, lápis de cor, lápis comum ou outros) é de escolha do aluno.

Uma comissão com sete pessoas, representando a secretaria estadual de Educação (SED), Fundação de Cultura (FCMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Museu de Arte Contemporânea (Marco) e a Associação Sul-Mato-Grossense de Arte Educadores (Asmae) estará analisando os trabalhos.

Os desenhos serão julgados analisando os critérios de: coerência com o tema, vivacidade/traçado/colorido, originalidade, criatividade, impacto visual e apresentação. Serão escolhidos os 30 desenhos que mais se aproximarem da poética de Manoel de Barros e entre eles os três melhores serão premiados. O autor do desenho premiado e o professor orientador vão receber um tablet de 10 polegadas com 3G cada um.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no site da Fundação de Cultura do estado.

O poeta

Manoel de Barros é um dos maiores poetas brasileiros do século XX e em 2016 completaria 100 anos. Ele nasceu em Cuiabá (MT) em 19 de dezembro de 1916, e passou a infância desvendando os mistérios do pantanal. Ao longo da vida o poeta correu o mundo. Nos últimos anos ele levou uma vida reclusa em Campo Grande, ao lado da esposa. Morreu no dia 13 de novembro de 2014, na capital sul-mato-grossense, aos 97 anos.

O poeta publicou seu primeiro livro: "Poemas concebidos sem pecado", em 1937. Teve 28 obras publicadas no Brasil até 2013 e ganhou 13 prêmios de literatura, entre eles o “Nacional de poesias”, em 1966, o “Jabuti”, em 1989 e 2002 e ainda o “Nacional de Literatura do Ministério da Cultura”, em 1998 e o da “Academia Brasileira de Letras”, em 2000. Também teve trabalhos publicados em Portugal, na França e na Espanha.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias