Sexta-Feira, 3 de Maio de 2024
Cultura
29/09/2014 07:00:00
Município de Figueirão comemora 11 anos nesta segunda-feira
As programações alusivas ao aniversário do município aconteceram no fim de semana e contou com rodeios e diversos shows.

Correio do Estado/LD

Imprimir

O município de Figueirão completa 11 anos nesta segunda-feira (29). As programações alusivas ao aniversário do município aconteceram no fim de semana e contou com rodeios e diversos shows.

História

As famílias pioneiras que escolheram Figueirão para morar, vieram de Goiás e Minas Gerias. Em 1901, conhecidos como Custódio, Rodovalho, Fernandes, Malaquias, Furtado, Amorim, Bercó, Geraldino, Felisbino;Santana e Albino se instalaram na região.

Em agosto de 1935 chegou o casal Moysés Araújo Galvão e Leontina Geraldino Galvão. Em 1949 procurando solucionar algumas dificuldades principalmente referentes à educação, Moysés e Leontina iniciaram a fundação de Figueirão com a construção de um colégio Estadual que recebeu o nome de “Escola Rural Mixta de Figueirão”.

O primeiro morador foi Antônio de Sousa, o pedreiro que construiu o colégio e que no final de 1950, após o término da obra vendeu sua casa a Antônio Nunes Ferreira conhecido popularmente como (Boa Vida), que instalou nela a primeira casa comercial de Figueirão.”

As primeiras famílias ergueram seus ranchos, alguns estabelecimentos comerciais, destacamento de Polícia Militar e a Igreja de Nossa Senhora da Abadia.

Quanto a origem do nome ”Figueirão”, foi devido a uma figueira situada na travessia do Rio, conhecida na época como “Vau da Jesuína”. Hoje a árvore figueira se tornou símbolo cultural do município de acordo com a lei nº 264, de 04 de abril de 2012.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias