Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Cultura
25/08/2017 11:03:00
Noite cultural traz show de Marcelo Loureiro a Coxim nesta sexta

Da assessoria/SF

Imprimir
Foto: Divulgação/PMC

A população de Coxim será presenteada nesta sexta-feira (25) com palestra motivacional de Jota Abussafi e show de Marcelo Loureiro, no auditório da UEMS, às 19 horas.

A realização é da Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o deputado estadual Junior Mochi (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa.

O secretario Adenilson Vilalba destaca que graças ao apoio do deputado Junior Mochi a população poderá assistir a uma palestra motivacional com o renomado empresário Jota Abussafi, que fez carreira nos Estados Unido e retornou ao Mato Grosso do Sul.

Na sequência, haverá um show com o multi instrumentista Marcelo Loureiro, especialista em ritmos fronteiriços e regionais. A entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será destinados as entidades AAVC, GAAM, MDJ, e APAE.

Marcelo Loureiro

Instrumentista de estilo marcante, Marcelo Loureiro também mescla diferentes ritmos musicais e busca novos caminhos dentro de sua arte, em que predominam influências folclóricas latinas. O músico estudou técnicas de violão clássico, popular, erudito e flamenco, mas adaptou uma maneira própria de tocar.

Autodidata, durante sua trajetória se dedicou a estudar outros instrumentos. Adaptou a técnica utilizada no violão para a viola caipira e a harpa paraguaia, que atualmente fazem parte do seu show. É inegável a presença da inspiração fronteiriça em suas obras. Carioca de nascimento, morou também em Guia Lopes da Laguna antes de iniciar estudos mais aprofundados de violão na capital sul-mato-grossense.

“Eu não tinha pretensão de ser músico instrumentista e no primeiro ano que comecei, toquei em diversas bandas. Só eu em 1998 contraí um câncer e tive que fazer tratamento até 2006. Esse período foi determinante para eu continuar porque foi nesta época que as pessoas passaram a me chamar para fazer shows como instrumentista. O resto aconteceu de uma forma muito natural”, relembra.

O músico – reconhecido dentro e fora do Brasil – já dividiu o palco com vários artistas de projeção nacional, como Almir Sater, Tetê Espíndola, Helena Meirelles, Yamandú Costa, Renato Borghetti, entre outros, e também representou a cultura do Estado e do Brasil em eventos por países da América Central, América do Sul e Europa.

Em sua carreira solo gravou um único álbum, intitulado “Alma Platina”, lançado em 2004. Participou de álbuns de artistas regionais e de coletâneas como “Violões do Brasil”, com os principais nomes do cenário nacional do violão. Em 2012, participou do Concurso Nacional “Voa Viola”, patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Foi classificado entre os 12 melhores violeiros do Brasil e ganhou o prêmio na categoria instrumental.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias