Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Cultura
15/06/2013 07:04:53
Shows, artesanato e comidas típicas atraem toda a família para o Arraial de Santo Antônio
O público que visita o Arraial de Santo Antônio, na Praça do Papa, além de shows musicais com músicos nacionais e regionais, tem a opção de aproveitar a festa visitando ao longo da noite as barraquinhas montadas para as instituições venderem seus produtos e arrecadar recursos para suas obras assiste

Da redação/PCS

Imprimir
Foto: Mario Bueno
\n \n O público\n que visita o Arraial de Santo Antônio, na Praça do Papa, além de shows musicais\n com músicos nacionais e regionais, tem a opção de aproveitar a festa visitando\n ao longo da noite as barraquinhas montadas para as instituições venderem seus\n produtos e arrecadar recursos para suas obras assistenciais.
Nesta edição, mais\n de 80 barracas oferecem o mais variado tipo de culinária junina. As opções vão\n desde o tradicional arroz carreteiro, galinhada, pastéis, espetinho, caldos,\n sopa paraguaia e as guloseimas à base de milho, como o cural e a pamonha e uma\n variedade de bolos e doces.
\n
\n Além da culinária, outra opção para o visitante é conhecer as barracas de\n artesanato que comercializam desde chinelinhos, pesos de porta, bonequinhas,\n tapetes de crochê, panos de prato, chaveirinhos de bonecas de pano, até os\n produtos do artesanato regional. A barraca da artesã Hozana Dias da Silva,\n conhecida como Kika, fica logo na entrada principal do Arraial e chamam a\n atenção pela criatividade. “O Arraial é uma ótima oportunidade para mostrar o\n nosso produto e distribuir cartões. Se não vendemos agora, deixamos o nosso\n nome”, salienta a artesã.
\n
\n Outra artesã que também apostou na festa do Arraial na Praça do Papa é Herma\n Jará. Satisfeita com o movimento, a artesão disse que os dois primeiros dias da\n festa foram muito bons para mostrar os produtos que comercializa diariamente na\n Praça do Imigrante. “Divulgamos nesse evento o artesanato regional que é muito\n valorizado pela qualidade”, disse Herma que tem boas expectativas de vendas.
\n
\n Artesanato de qualidade
\n A dimensão do Arraial de Santo Antônio é expressiva se for considerada a gama\n de opões que as barracas de produtos artesanais oferecem. A repercussão é tão\n boa que a Divisão de Inclusão Produtiva da SAS (Secretaria Municipal de\n Políticas e Ações Sociais e Cidadania) está com produtos dos alunos das\n atividades de artes manuais realizados nos 19 CRAS (Centro de Referência em\n Assistência Social) espalhados pelos bairros da cidade. A pensionista Leda\n Brown, que freqüenta o CRAS da Vila Nasser, é uma das alunas presentes à festa\n e mais do que um hobby, os produtos que produz ajudam na renda familiar. “As\n pessoas passam, olham e gostam muito”, disse orgulhosa.
\n
\n A Incubadora Municipal José Pereira, que atua com artesanato, também marca\n presença no Arraial. Com produtos em madeira que vão desde animais do pantanal\n até móveis rústicos feitos à base de madeira de demolição, a barraca faz\n sucesso pelos produtos que oferece. Passeando pelo Arraial, Cristina Rubert que\n estava com os filhos e sobrinhos, parou na barraca da Incubadora para comprar\n miniaturas de jacarés e capivaras que vai levar de presente em viagem de férias\n que fará a amigos na Índia. “Os trabalhos são muito bons, de alta qualidade e\n um ótimo presente que faz referência ao nosso Estado”, disse.
\n
\n Ao lado da Incubadora, o artesanato indígena chama a atenção pelas cores e pela\n criatividade dos produtos em exposição. Quem visita a barraca vê produtos da\n etnia Terena, Kadweu, Pataxó e Guarani com brincos, colares, apitos, o maracá -\n uma espécie de chocalho e vasinhos com a pintura típica de cada nação indígena.
\n
\n Após os passeios pelas barracas de artesanato, a opção é parar em uma\n barraquinha de comida típica. Tem opção para todos os gostos. São mais de 70\n opções de barracas que vendem pratos salgados e uma diversidade de opções de\n doces. O arroz carreteiro, por exemplo, o prato mais procurado na noite de\n sexta-feira, pode ser encontrado na maioria das barracas e cada uma delas traz\n um diferencial para atrair os visitantes.
\n
\n Neste sábado tem Christian amp; Ralf
\n
\n Antes das atrações musicais, o público assistiu na sexta-feira um show\n especial: a dos “caipiras” do Instituto Juliano Varela com a quadrilha dos\n alunos especiais com Síndrome de Down. Aplaudidos pelo público presente, os\n integrantes da quadrilha mostraram descontração, criatividade e alegria na apresentação\n que contou com as tradicionais brincadeiras. “É uma festa que reúne toda a\n família e que, ao mesmo tempo, contribui para as ações das instituições\n assistenciais de Campo Grande”, disse a secretária da SAS, Thais Helena Gomes\n no encerramento da apresentação da quadrilha.
\n
\n Os shows dos músicos e das duplas sertanejas regionais têm espaço garantido no\n Arraial de Santo Antônio. Na sexta-feira, 14, o público assistiu a um\n show especial de artistas da terra que contou com a presença de Duda Marques,\n Zezinho do Forró, Rodrigo e Thaiane, Guilherme e Falcão, Thiago e Graciano, Max\n Henrique e Paulo Sérgio e Santiago.
\n
\n Neste sábado, 15, no palco antecedendo ao show de Christian amp; Ralf, estarão\n os Filhos de Campo Grande e Guilherme e Falcão.
\n
\n No domingo, 16, o público assistirá ao show de Delinha e banda, Mato Grosso e\n Mathias e para encerrar a festa Leo Andrade e Santiago.\n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias