Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Esportes
30/06/2017 08:44:00
Arma do Corinthians, zagueiro Pablo tem impulsão idêntica à de Cristiano Ronaldo

Globo Esporte/LD

Imprimir

Eficiente nas bolas aéreas defensivas e arma importante em cobranças de faltas e escanteios no ataque, o zagueiro Pablo consegue, com impulsão invejável, atingir quase três metros de altura em seus saltos, durante as partidas do Corinthians.

O dado, isolado, pode não causar tanto impacto. No comparativo, faz a diferença. Líder disparado do elenco alvinegro nesse quesito, ele também se assemelha a nomes de projeção mundial, como Cristiano Ronaldo.

– O Pablo tem uma característica excelente. A parte neuromuscular é apropriada para um salto vertical. Tem a parte física e de controle do tempo de bola. Desses meses em que ele está aqui, conseguiu aprimorar ainda mais isso com trabalho de potência. Não sei, no Brasil, se tem um atleta que salta mais do que ele – afirmou o analista biomecânico Luciano Rosa.

Pablo tem 1,88m de altura. Testes realizados no início do ano indicaram que o zagueiro corintiano, parado, saía 55cm do chão ao pular. Hoje, esse número já chega aos 62cm. Em movimento, é possível chegar perto dos 90cm de impulsão.

– Acho que é treinamento, 100%, na minha visão. Quanto mais você treina, tem um melhor tempo de bola. Não adianta nada ter uma impulsão e não conseguir pegar a bola no máximo dela. Consigo ver bem essa evolução em seis meses. Os testes que fazemos normalmente mostram essa evolução. Eu saltava um número, e hoje já salto outro – comemorou Pablo.

A comparação com Cristiano está longe de ser exagerada. Na semifinal da Euro-2016, contra País de Gales, o português saiu 77cm do solo para marcar, de cabeça, o gol da vitória de sua seleção. Com 1,85m, ele superou os 2,6m com a impulsão. O travessão, por exemplo, está a 2,44m do chão. Saltos do tipo são comuns na carreira do craque.

Pablo tem características físicas parecidas com as do português. Em um gol contra o Novorizontino, pelo Campeonato Paulista, medições do laboratório do clube trazem números semelhantes: na cabeçada que deu a vitória ao Timão, o zagueiro chegou à casa dos 2,94m de altura. Um gol de Cristiano pelo Real Madrid, contra o Manchester United, em 2013, teve o português saltando a mesma marca.

– O Pablo foi favorecido pela genética. Tem uma boa técnica de impulsão, tem a força necessária para isso. Conseguimos, com o trabalho do laboratório, fazer com que ele melhorasse ainda mais o que ele já tem de bom. E ele gosta de treinar, sempre pede para treinar mais, isso nos ajuda bastante – destacou o preparador físico Walmir Cruz.

Com Pablo em campo, o Corinthians volta a jogar neste domingo, contra o Botafogo, às 16h (de Brasília), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias