Sábado, 20 de Abril de 2024
Economia
06/12/2018 16:48:00
Empresas entram na justiça contra Avianca pelo não pagamento do arrendamento de aeronaves

G1/LD

Imprimir

Pelo menos duas empresas entraram na justiça contra a Avianca reclamando pelo não pagamento, pela companhia aérea, do arrendamento de aeronaves.

Em um processo movido pela irlandesa Constitution Aircraft Leasing, a Avianca é acusada de deixar de pagar parcelas do arrendamento de 11 aeronaves. Na decisão, o juiz Fernando José Cúnico proibiu a companhia aérea de levantar voo com os aviões e determinou busca e apreensão das aeronaves.

Em outra ação, a BOC Aviation também acusou a Avianca de falta de pagamento.

Por meio de nota, a Avianca informou que "negociações fazem parte da rotina de qualquer empresa para otimização de resultados e esclarece que processos como esse são previstos pela companhia."

A companhia disse ainda que a alta do dólar, o aumento do preço do combustível de aviação e a greve dos caminhoneiros estão prejudicando o desempenho do setor neste ano. "Nesse contexto, é natural e previsto que todas as empresas busquem otimizar a gestão de seus recursos da melhor forma possível, o que inclui a adequação de frota à demanda de passageiros."

A empresa também negou os rumores de um possível pedido de recuperação judicial.

4ª maior do mercado

A Avianca tem a quarta maior fatia do mercado nacional, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre janeiro e outubro, a companhia transportou 10,265 milhões de passageiros, o equivalente a 10,6% do total.

No segundo trimestre deste ano, a Avianca teve prejuízo de R$ 144,6 milhões.

Recentemente, a companhia anunciou a suspensão de voos que ligam o Recife ao Rio de Janeiro e a Bogotá. A companha aérea também interrompeu uma frequência para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com saída da capital pernambucana.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias