Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Educação
17/11/2020 17:52:00
Brasil tem três universidades entre as dez melhores da América Latina

Midiamax/LD

Imprimir

Entre as 10 melhores universidades da América Latina, três são brasileiras. O dado é do grupo QS Quacquarelli Symonds e mostra o ranking com instituições de ensino superior que se destacam em diferentes critérios avaliativos. Dentre as brasileiras, as melhores são a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para elencar as melhores instituições, o QS avalia a partir de critérios como: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização.

A partir disso, são avaliados a reputação acadêmica, reputação para o empregador, proporção de professores por alunos, quantos professores têm pós-doutorado, colaboração com pesquisas internacionais, citações em artigos científicos, média de artigos científicos publicados por professor e impacto na internet.

Ao todo, foram analisadas 410 universidades, sendo a maioria do Brasil. Em seguida vem o México, com 66 instituições, Argentina (42), Chile (40), e Peru (20). A Pontifícia Universidade Católica, do Chile, conquistou o primeiro lugar do ranking. Na primeira lista, a UFRJ não apareceu entre as 10 melhores da região. Confira abaixo as 10 melhores universidades da América Latina.

1- Pontifícia Universidade Católica do Chile

2-Universidade de São Paulo

3-Tecnológico de Monterrey (ITESM)

4-Universidade do Chile

5-Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

6-Universidade de Los Andes Colômbia

7-Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)

8-Universidade de Buenos Aires

9-Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

10-Universidade Nacional da Colômbia

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias