Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Educação
30/06/2021 11:37:00
Com aumento da evasão escolar, Conselho Tutelar de Coxim alerta pais sobre abandono intelectual

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Getty Images

Com aumento da evasão escolar em Coxim, devido à pandemia de Coronavírus (Covid-19), o Conselho Tutelar faz um alerta aos pais sobre a possibilidade de responderem judicialmente por abandono intelectual.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz que os responsáveis devem manter os filhos matriculados, zelar pela realização das atividades, assim como pelo cumprimento de horários.

O Conselho tem recebido muitas notificações em Coxim, de diversas escolas, que tem obrigação de informar a evasão escolar, após esgotadas todas as tentativas. São alunos que não estão realizando as atividades, online ou impressas.

Somente neste ano, o Conselho Tutelar já foi notificado de 120 evasões, aproximadamente. A conselheira Dayana Eugênia disse que é um número muito alto para Coxim, se comparado com os abandonos contabilizados antes da pandemia.

Segundo o Conselho, a equipe tem consciência das dificuldades que alguns alunos tem diante dessa nova modalidade de ensino (online ou hibrido), além das limitações que impedem os pais de ajudar os filhos, com o conteúdo e a tecnologia.

Para que o aluno não seja prejudicado, o Conselho Tutelar orienta que, nos casos citados acima, os pais procurem as direções das escolas e busquem formas de sanar os problemas, evitando que a criança ou o adolescente tenham seus direitos violados por omissão dos responsáveis.

Na rede estadual, o semestre termina nesta quinta-feira (1ª), somente depois as escolas vão conseguir fechar a estatística sobre a evasão escolar. Diretora da maior escola pública de Coxim, a Padre Nunes, a professora Gisele Fuzineli, explica que a direção, com apoio dos professores, faz de tudo para evitar a evasão escolar.

“A busca é ativa, de fato. Começamos por telefone, usamos as redes sociais e vamos ao endereço. Se família mudou procuramos por informações na tentativa de localizar o aluno e, em muitas vezes, temos êxito. A evasão só é considerada depois de esgotarmos todas as possibilidades”, contou.

A boa notícia é que nem tudo está perdido para os estudantes que abandonaram as escolas. O aluno que tiver interesse pode procurar a escola onde foi matriculado, fazer as atividades, participar dos exames e recuperar o primeiro semestre.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias