Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
Educação
12/08/2020 17:33:00
Em meio à pandemia, universidades da Capital retomam aulas à distância

Midiamax/LD

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As principais universidades de Campo Grande começam a retomar gradativamente as aulas dos cursos presenciais, mas de forma remota por conta da pandemia do novo coronavírus, que impossibilita os alunos de estarem nas salas de aula. Duas faculdades deram o pontapé inicial no início de agosto, entre elas, a UCBD (Universidade Católica Dom Bosco), que retomou suas aulas no dia 3 de agosto.

Quem também priorizou o retorno das aulas online foi a Estácio de Sá. Conforme a universidade, o segundo semestre do ano letivo começou no dia 10 de agosto e cerca de 300 mil alunos estão conectados para acompanhar as aulas dos cursos presenciais. A Estácio explicou que 95% dos alunos aprovaram a medida online. Sobre a volta das aulas presenciais, ainda não há uma previsão.

“Não temos previsão para o retorno das aulas presenciais na Unidade. Considerando as condições sanitárias e a permissão das autoridades locais, os alunos serão informados na medida em que houver a possibilidade de retorno das atividades presenciais”, destacou a Estácio.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), uma das referências no Estado, não alterou seu calendário acadêmico e promete iniciar as aulas de forma remota na próxima segunda-feira (17). Vale destacar que as aulas do primeiro semestre encerram no dia 1° de agosto e os alunos tiveram um pausa no ensino. O término do ano letivo está programado para acontecer no dia 15 de dezembro.

A Facsul também escolheu o dia 17 para iniciar o segundo semestre do ano letivo. Sobre a possibilidade de retornar as aulas presenciais, a universidade destacou que a previsão continua para o dia 7 de setembro, que também é o prazo do Governo do Estado, mas que ainda aguarda uma decisão das autoridades.

Já a Uniderp preferiu estender mais o prazo e as aulas retornam, de forma remota, no dia 24 de agosto. Os docentes estão utilizando a estrutura das aulas presenciais e seguem trabalhando com a jornada integral para diminuir os prejuízos causados pela pandemia ao currículo e calendário escolar. “A instituição reitera que não mede esforços para a adoção das melhores práticas educacionais, assim como a preservação da saúde e segurança de seus alunos e colaboradores.”

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