Domingo, 15 de Setembro de 2019
Educação
06/09/2019 09:32:00
Fies abre seleção de vagas remanescentes para público geral

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Reprodução

Conforme divulgado no edital publicado no Diário Oficial da União, as inscrições para uma das vagas remanescentes do financiamento estudantil (Fies) estarão abertas a partir deste sábado (07 de setembro) para todas as áreas de interesse. Até então, apenas os candidatos das áreas de saúde, engenharia e ciência da computação, licenciatura, pedagogia normal e superior podiam se cadastrar.

Essa separação de prazos ocorre no Fies desde 2015, com a abertura inicial do financiamento apenas para cursos prioritários.

Com a abertura das inscrições do Fies para o público geral, os prazos para participar do processo seletivo dependem da situação do estudante. Candidatos não matriculados têm até 11 de setembro (quarta-feira) para se inscrever. Para os matriculados, o prazo é 29 de novembro.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site do programa.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares do Fies, por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo.

Para a inscrição, o candidato tem que atender às seguintes condições:

  • ter participado do Enem, a partir da edição de 2010

  • ter conquistado média igual ou superior a 450 pontos

  • nota na redação superior a zero

  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos

O site Beduka fez um guia completo do Fies para explicar como funciona o novo financiamento estudantil.

A ocupação das vagas será ocorrerá de acordo com a ordem de conclusão das inscrições, que garantem ao candidato apenas a expectativa de direito à vaga remanescente para a qual se inscreveu. Após a conclusão da inscrição, o candidato tem dois dias úteis para validar as informações na instituição de ensino.

Não pode fazer a inscrição o candidato que não tenha quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo ou aquele que atualmente possua financiamento do Fies.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias