Domingo, 15 de Dezembro de 2019
Educação
12/11/2019 16:38:00
I Workshop de Extensão do IFMS será realizado neste mês

Da assessoria/LD

Imprimir

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove, entre os dias 26 e 28 de novembro, em Campo Grande, o I Workshop de Extensão. O evento abrirá espaço para o debate de temas relacionados a atividades extensionistas, projetos e cursos voltados prioritariamente ao público externo.

Além de palestras e mesas de discussão com a participação de representantes de instituições federais de ensino de todas as regiões do país, a programação inclui a apresentação oral de 38 trabalhos de extensão desenvolvidos nos campi do IFMS em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.

As ações de extensão abrangem temas como robótica e computação, empoderamento feminino, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), práticas de ensino e iniciativas voltadas à diversidade e inclusão, entre outros.

O pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi Jr, ressalta que este será o primeiro evento a reunir projetos e cursos de extensão desenvolvidos nos campi.

“Será um momento muito importante para a socialização dos resultados obtidos, mostrando o trabalho feito junto à comunidade externa. O workshop servirá para apresentar dados e mostrarmos a linhas de extensão contempladas nas iniciativas promovidas nos campi”, destaca Airton.

A relação completa dos trabalhos que serão apresentados está disponível na página do Workshop. Serão apresentados projetos e cursos realizados, com ou sem fomento institucional, desde 2017.

Estudantes e servidores terão participação no evento viabilizada pelo edital nº 23/2019, destinado à concessão de apoio financeiro a servidores e estudantes extensionistas do IFMS para participação, com apresentação de trabalhos de extensão em eventos previstos para ocorrerem neste ano.

As palestras abordarão diversos temas relacionados à extensão, dentre os quais o Programa Mulheres Mil, experiências internacionais, economia solidária, promoção da diversidade e acompanhamento de egressos.

O evento terá a participação de representantes dos Institutos Federais do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Goiano (IFGoiano), de Rondônia (IFRO), de São Paulo (IFSP), da Paraíba (IFPB) e Sul Rio Grandense (IFSul Rio Grandense), além da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O evento, que será realizado no Hotel Vale Verde (Av. Afonso Pena, 106), é aberto aos interessados. As inscrições devem ser feitas em formulário online até dia 25 de novembro, com vagas limitadas.

Currículo – O workshop também debaterá a curricularização da extensão. Uma mesa de discussão promovida durante o evento terá o tema "A extensão e seus caminhos na inserção dos currículos".

O foco do debate é a incorporação das atividades de extensão às matrizes curriculares dos cursos de graduação, o que visa atender à meta número 12 do Plano Nacional de Educação (PNE). Para isso, até 2021, 10% da carga horária total dos cursos superiores deverão se destinar às ações de extensão. A proposta é potencializar o envolvimento dos acadêmicos em atividades curriculares voltadas à comunidade.

“Trata-se de um debate amplo e que se inicia em virtude do prazo para a curricularização, que deveria ser implementada até 2024 e foi antecipada em três anos por meio de uma resolução publicada ano passado”, explica o pró-reitor.

“A curricularização da extensão não pode ser feita apenas a partir da criação de uma disciplina específica, por exemplo. Ela deverá ocorrer dentro da carga horária dos docentes, por meio de programas e projetos”, finaliza.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias