Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019
Educação
08/02/2019 15:27:00
IFMS divulga 2ª chamada para cursos de graduação via Sisu

Da assessoria/LD

Imprimir

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quinta-feira, 7, a segunda chamada para os cursos de graduação ofertados nos dez campi da instituição. O documento está disponível na Central de Seleção e traz ainda a lista de espera de candidatos, a partir da manifestação de interesse feita por meio da página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Todos os candidatos convocados devem comparecer ao campus do IFMS ao qual concorrem à vaga na próxima segunda-feira, 11 de fevereiro, das 18h às 20h, para manifestaram interesse ou realizarem a matrícula, sendo que:

os candidatos assinalados na listagem como “Apto à matrícula” estão dentro do número de vagas não preenchidas na primeira chamada e deverão manifestar interesse e realizar a matrícula mediante a apresentação da documentação necessária;
os candidatos assinalados como “Lista de espera” só efetuarão matricula caso existam vagas não ocupadas pelos candidatos "Aptos à matrícula". A matrícula respeitará o número de vagas não ocupadas, a classificação dos candidatos que manifestarem interesse e a ordem das cotas, portanto, esses candidatos devem estar munidos da documentação necessária para a matrícula;
os candidatos que não são residentes e domiciliados na área de abrangência do campus (quadro do item 3.2 do edital 084/2018) para o qual concorrem à vaga e que tiveram a sua manifestação de interesse via e-mail deferida (item 8.1.11) deverão efetuar a sua matrícula até o encerramento da 3ª chamada no dia 15 de fevereiro.

Documentação - Para efetuar a matrícula, são necessários o requerimento preenchido e assinado, o comprovante de preenchimento do questionário socioeconômico e de uma foto 3x4 recente, além de originais e cópias dos seguintes documentos:

carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação;
documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 (dezenove) e 45 (quarenta e cinco) anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
para candidatos não cotistas (ampla concorrência – AC): fotocópia e original do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente, ou Certificado de Conclusão com base nas notas do Enem ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA);
para candidatos cotistas: fotocópia e original do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente, ou Certificado de Conclusão com base nas notas do Enem ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Beneficiários de ação afirmativa com renda menor ou igual a um salário mínimo e meio per capita devem ainda entregar fotocópia e original dos documentos comprobatórios previstos no edital. Inscritos com o bônus local precisam apresentar o comprovante de endereço em seu nome ou nos dos pais ou a declaração de residência.

Aqueles que concorreram às vagas destinadas a pessoas com deficiência deverão imprimir, preencher, assinar e entregar o formulário para entrega de laudo médico.

Se o convocado for menor de 18 anos, a matrícula deverá ser feita pelos seus pais ou pelo responsável legal.

Demais chamadas - Caso haja vagas, a terceira chamada será divulgada no dia 14 de fevereiro, com matrícula para convocados no dia seguinte. O processo seletivo prevê ainda a abertura de inscrições no edital de vagas remanescentes, para aquelas vagas não preenchidas ao longo das três chamadas.

O prazo para inscrição no edital de vagas remanescentes será de 18 a 24 de fevereiro.

Graduação - O IFMS ofertou mil vagas para 17 cursos - entre superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados - em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O curso que registrou maior número de inscritos em relação ao número de vagas foi o de Tecnologia em Sistemas para Internet, do Campus Campo Grande, com 8,75 candidatos por vaga.

Na sequência veio o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, do Campus Jardim, com 8 candidatos por vaga. No total, o IFMS recebeu 4.586 inscrições nesta primeira edição do Sisu em 2019.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias