Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Educação
14/11/2017 09:28:00
IFMS recebe solicitação de carteira de identificação para Exame de Seleção 2018 até sexta-feira

Da assessoria/LD

Imprimir

Os candidatos inscritos no Exame de Seleção 2018 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que não tiverem documento oficial de identificação com foto devem solicitar uma carteira de identificação específica para a prova.

A solicitação pode ser feita a partir desta segunda-feira, 13, na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Os endereços e locais de atendimento constam no Anexo IV do edital do processo seletivo, publicado na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Ao comparecer aos campi do IFMS, o candidato precisa apresentar a certidão de nascimento e uma foto 3x4 recente. O prazo para solicitação se encerra na sexta-feira, 17. Como na quarta-feira, 15, é feriado nacional de Proclamação da República, não haverá atendimento neste dia.

Prova – Será aplicada no próximo domingo, 19, com abertura dos portões às 7 horas e fechamento às 8 horas. A prova se inicia às 8h15 (horário de Mato Grosso do Sul) e terá quatro horas de duração.

Além do documento de identificação com foto – carteira de identidade (RG), carteira profissional e/ou funcional que tenha valor como identidade, passaporte brasileiro, carteira de trabalho, certificado de reservista e carteira nacional de habilitação, ou a carteira específica para realização do Exame de Seleção –, o candidato pode portar também lápis/lapiseira, borracha e caneta esferográfica de tinta azul ou preta (com tubo transparente).

O exame será composto de 50 questões, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático. Cada questão vale dois pontos, totalizando 100 pontos.

Após duas horas do início da prova, os candidatos poderão sair com o caderno de provas.

O resultado final será divulgado no dia de 12 dezembro. Já as matrículas para os convocados em primeira chamada acontecerão entre 10 e 15 de janeiro, nos campi do Instituto.

A segunda chamada, caso necessária, está prevista para ocorrer a partir de 17 de janeiro.

Exame de Seleção – O IFMS oferece 1.390 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, em dez municípios.

Neste tipo de curso, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas do curso técnico ao mesmo tempo. Depois de formado, pode ingressar em uma universidade ou no mercado de trabalho.

Na lista preliminar de inscritos, foram registrados 3.922 candidatos, o maior número desde que a instituição entrou em funcionamento. O curso mais concorrido é o técnico em Informática oferecido em Campo Grande. São 871 inscritos para as 40 vagas ofertadas, o que corresponde a 21 candidatos por vaga. Em seguida aparece o curso de Mecânica, também da Capital, com concorrência de 10 por vaga.

A relação final dos inscritos deve ser publicada nesta terça-feira, 14, na Central de Seleção, juntamente com os locais de realização da prova.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias