Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Educação
03/12/2017 10:57:00
Mais de 24 mil candidatos realizam a prova discursiva do vestibular da Uerj neste domingo

G1/LD

Imprimir

Mais de 24 mil alunos realizam, na manhã deste domingo (3), a prova discursiva da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O exame é realizado em 49 locais, em 14 municípios do estado. A prova acontece em meio à pior crise enfrentada pela universidade, mas a quantidade de alunos inscritos para essa última etapa surpreendeu a direção da Uerj. Inicialmente a estimativa era que cerca de 15 mil candidatos fizessem a inscrição para essa etapa, mas 24 mil se habilitaram. Os candidatos que chegaram nessa fase foram submetidos a exames de qualificação anteriores.

A prova começou às 9h e o padrão de respostas será divulgado no site da universidade ainda neste domingo. A divulgação das notas está marcada para o dia 21 e o pedido de revisão de notas do dia 22 a 27 deste mês. A divulgação da classificação do vestibular será no dia 25 de janeiro do ano que vem.

Neste domingo, 24.860 candidatos fazem as provas discursivas do vestibular. Número, que segundo o diretor do Desea, Gustavo Bernardo Krause, é inferior ao do vestibular do ano passado, mas que superou as expectativas dos coordenadores.

“Diante dessa crise, de professores sem salário, de greves, esperavamos que cerca de 15 mil candidatos se inscrevessem pra essa fase, quando é preciso ter acertado ao menos 40% das questões da primeira fase”, disse Krause destacando um terço dos candidatos busca uma vaga no curso de medicina.

A candidata Luísa Eugênio, de 19 anos, foi uma das primeiras a sair, por volta das 11h30. Tentando uma vaga em medicina pela quarta vez, ela disse que a prova não estava mais difícil que em anos anteriores.

“Química foi mais difícil pra mim. Mas hoje não estou muito bem, estou doente e queria tomar remédios. Mas acho que fiz uma boa prova”, disse a jovem que também está fazendo vestibular para faculdades de Petrópolis, Teresópolis e para particulares.

A Uerj está oferecendo 7 mil vagas e medicina é o curso mais disputado. No entanto há cursos, como os de licenciatura e engenharia em Resende, que têm mais vagas que candidatos.

Os candidatos têm cinco horas para fazer provas de duas matérias discursivas de acordo com o curso escolhido - para medicina, são provas de biologia e química, por exemplo - e mais uma redação. Candidatos especais - com déficit de atenção e cegos, por exemplo, têm uma hora mais de prova.

Primeiro exame teve a menor procura da história

No Primeiro Exame de Qualificação, a Uerj teve e a menor procura de estudantes. Em função da crie vivida na universidade, a prova de língua portuguesa desse ano foi cancelada para cortar custos. A leitura de "Dom Casmurro", de Machado de Assis, prevista pra ser avaliada na prova de português, foi transferida para a prova de redação.

Segundo a Uerj, a mudança é emergencial e tem como objetivo principal de viabilizar o vestibular nas condições adversas em que se encontram a universidade e o estado.

Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), o resultado prévio das inscrições para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular da universidade teve a pior procura de candidatos da história da Uerj. Apenas 35,6 mil estudantes se inscreveram para o exame marcado realizado em julho. O número foi menos da metade do número de estudantes que se candidataram a uma vaga no ano passado: 80 mil.

"Já se esperava a queda, mas ela é drástica. É o pior resultado de todos os anos", explicou Gustavo Krause, diretor do Dsea.

As inscrições da primeira fase se encerrariam no dia 12 de junho, mas foram adiadas por uma semana e terminaram no último domingo (18).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias