CGN/LD
ImprimirO Ministério da Educação prorrogou, até esta segunda-feira (2) as inscrições para as vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre de 2024. A data limite anterior era sexta-feira (29). Os estudantes matriculados em cursos superiores têm até às 22h59 (horário de MS) de hoje para se inscreverem exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único ao Ensino Superior.
Para acessar o sistema de inscrição, os candidatos devem entrar no portal Gov.br utilizando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. O Fies oferece financiamento para as mensalidades de estudantes de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
O resultado da pré-seleção será divulgado na quarta-feira (4), em uma chamada única, com a lista de classificados e também de espera.
Critérios de participação - Podem se inscrever os alunos matriculados em cursos superiores, desde que tenham cursado pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre letivo já tenha terminado. Os candidatos devem ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir de 2010, e obtido média igual ou superior a 450 pontos, além de uma nota superior a zero na redação.
Também é necessário ter uma renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa, o que corresponde a R$ 4.236 em 2024.
Este ano, o Fies passou a oferecer uma oportunidade exclusiva para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, com deficiência e aqueles com família cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
A novidade inclui uma prioridade na seleção para o Fies Social, destinado a quem tem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706), também inscrito no CadÚnico.
Além disso, a partir de 2024, candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência terão prioridade na classificação para as vagas remanescentes, com base na proporção de cada grupo nos estados, conforme o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).