Educação
18/04/2012 09:00:00
Simpósio da Omep vai discutir direito das crianças de "viver, brincar, explorar e conhecer o mundo
O tema principal a ser tratado é Primeira Infância no Século XXI: direito das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo.
Da redação/PCS
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\n \n O\n Governo do Estado divulgou essa semana um convênio de apoio financeiro ao 28º\n Simpósio Mundial da Omep Organização Mundial para Educação Pré Escolar, que\n acontece em julho em\n Campo Grande. O tema principal a ser tratado é Primeira\n Infância no Século XXI: direito das crianças de viver, brincar, explorar e\n conhecer o mundo. \n \n \n \n Para\n os organizadores, essa questão toma grande dimensão, na medida em que a\n Primeira Infância vem ganhado reconhecimento no espaço mundial, e com as\n garantias de direitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos da\n Criança. Seis eixos temáticos completam o tema do evento e direcionam as\n discussões, os trabalhos e todas as ações antes, durante e após o simpósio.\n \n \n \n Valorização\n do tempo de ser criança, o direito de brincar e as múltiplas linguagens: o\n brincar de hoje é um dos eixos, que pretende discutir a oportunidade de\n brincar, explorar, interagir com pessoas, situações e acontecimentos - assim\n ela constroi um maior conhecimento. A Formação de Professor da Infância\n também será discutida. Neste eixo a atenção vai para a formação dos\n professores, para atuarem na condição de garantir a criança o viver, brincar e\n conhecer o mundo. \n \n \n \n O\n eixo Crianças, cultura, diversidade e direitos humanos: olhares para o brincar\n irá falar sobre desenvolvimento de processos educativos alicerçados nas\n diversas áreas do conhecimento e voltados para a universalização dos\n direitosnbsp;humanos de crianças e adolescentes. No eixo Prática Pedagógica e\n sua relação com a teoria: o brincar nos tempos e espaços da educação infantil\n a discussão é sobre um dos principais desafios para os profissionais das etapas\n Infantil e Fundamental da educação: compreender as teorias pedagógicas voltadas\n ao interesse e necessidade da criança.\n \n \n \n O\n professor e as políticas públicas para a infância: o brincar como referência é\n um eixo que vai enfocar a centralização do brincar nas políticas para a\n infância e os meios práticos para que o direito de brincar se cumpra no\n contexto social e escolar. Tomando por base um tema bem atual, o eixo Educação\n da criança para um mundo sustentável: o brincar e a sustentabilidade propõe\n falar da necessidade das crianças serem educadas para ações ecologicamente\n corretas, para garantir, assim, o respeito à vida e desenvolver uma consciência\n ambiental.\n \n \n \n A\n programação, os palestrantes, e as inscrições estão disponíveis no site oficial\n da Omep/Brasil, no endereço www.omep.org.br.
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