Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Educação
28/05/2020 13:54:00
Videoaulas da rede estadual passam a ser transmitidas pela internet

Correio do Estado/LD

Imprimir

Os alunos da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul passam a contar a partir desta quinta-feira (28) com mais uma opção para acompanhar as videoaulas. Além de poder assistir em uma rede de TV, o conteúdo será transmitido também pela internet.

Os sinais dos dois canais serão transmitidos simultaneamente no site da Secretaria de Estado de Educação (SED). Até então, apenas alunos nas cidades de Campo Grande, Paranaíba, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Costa Rica, Três Lagoas, Corumbá, Bonito, Dourados e Ponta Porã podiam assistir às videoaulas pela TV.

O conteúdo é parte do “Vamos Aprender”, projeto que oferece alternativas de aprendizagem à distância durante a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A iniciativa foi desenvolvida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Vale salientar que toda a programação, desde entrevistas, comunicados e atividades em geral, estão adaptadas para os estudantes da Educação Especial e contam com a interpretação de profissionais da SED especializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nas próximas semanas, professores da REE vão ministrar aulas pré-gravadas. A SED está selecionando os profissionais que farão esse trabalho, que é voluntário.

CONTRATO

Na semana passada, a pasta contratou a Rede MS Integração de Rádio e Televisão, grupo que controla a TV MS (afiliada da RecordTV) e emissoras de rádio em Campo Grande e no interior. Ao custo de R$ 663,9 mil, o processo foi feito sem licitação, amparado pelo estado de calamidade pública que vigora em razão da pandemia.

Para ampliar o alcance, a SED termo do acordo de cooperação com a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão (Fertel), mantenedora da TV Educativa (TVE) para transmissão das videoaulas. Não há prazo para o início das exibições.

Desde 23 de março, os estudantes da REE estão tendo aulas em casa, primeiramente por meio de ferramentas escolhidas por diretores e professores. No mês passado, a SED definiu a plataforma Google Sala de Aula como meio principal.

Há duas semanas, o governo ampliou a prorrogação da suspensão das aulas até 30 de junho.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias