Sábado, 22 de Julho de 2017
Eleições 2016
21/03/2017 18:50:00
Eleitores têm até 2 de maio para regularizar sua situação eleitoral

Da redação/PCS

Imprimir

Eleitores têm até dois de maio para regularizar sua situação eleitoral

Desde o dia dois de março, os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nas últimas três eleições, devem procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a sua situação. Em Coxim, 561 eleitores estão irregulares e em Alcinópolis são 67 os eleitores nessa situação.

Para regularizar a situação, o eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral de Coxim, ou Posto de Atendimento Eleitoral de Alcinópolis, até o dia 2 de maio, portando um documento oficial com foto (RG, etc), título de eleitor e comprovantes de votação ou de justificativa.

Aqueles que não votaram e nem justificaram sua ausência, deverão levar também R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) para pagar multa relativa cada turno que tenha deixado de votar. Ou seja, caso tenha deixado de votar nos 3 últimos turnos (Eleições de 2014 e 2016), deverá levar R$ 10,50 (dez reais e cinquenta centavos).

Os eleitores que comparecerem no Cartório Eleitoral e não possuírem condições financeiras para regularizar o débito poderão firmar declaração perante os servidores da Justiça Eleitoral, ficando, assim, isentos da cobrança da multa.

Consequências para o eleitor que não justificar a ausência

Os eleitores que não votaram, não justificaram a ausência no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral ou deixaram de realizar o pagamento da multa, terão o título cancelado.

Ao ter o título cancelado o eleitor poderá não conseguir obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos. Além disso, pode ter dificuldades para ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Por tal razão, recomenda-se que o eleitor que constar da relação anexa deve comparecer ao Cartório Eleitoral de Coxim ou ao Posto de Atendimento Eleitoral de Alcinópolis, no horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 12:00h às 18:00h, até dia 2 de maio de 2017, para regularizar sua situação, tendo em vista que o não comparecimento ao Cartório Eleitoral no prazo indicado, implicará no cancelamento automático da inscrição eleitoral.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias