Quinta-Feira, 17 de Agosto de 2017
Eleições 2018
15/04/2017 08:26:00
CUT se organiza para lançar bancada de sindicalistas ao Congresso em 2018 e preocupa PT

Folha/PCS

Imprimir

Nossa vez

Num movimento que despertou preocupação na cúpula do PT no Congresso, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) se organiza para lançar uma série de sindicalistas na eleição de 2018. O próprio presidente da central, Vagner Freitas, deve concorrer a uma cadeira na Câmara. Embora o ex-presidente Lula estimule a ofensiva, deputados e senadores petistas avaliam que a entrada da entidade na corrida divide seu eleitorado e dificulta a reeleição de nomes tradicionais da sigla.

Alfinetada

Os sindicalistas dizem que o Congresso precisa de parlamentares “mais bem preparados” para “o embate em defesa dos direitos dos trabalhadores”. O presidente da CUT em Pernambuco, Carlos Veras já é tratado como candidato.

Regra de três

Nos debates em que incentiva as candidaturas, Freitas lembra que a Câmara eleita em 2014 é formada, majoritariamente, por empresários e ruralistas. Juntos, eles são mais de 300 deputados, diz — 59% da Casa.

Não troque o certo

Com o desgaste da imagem do PT, a bancada de senadores da sigla optou por um caminho pragmático. Todos, à princípio, construirão bases para candidatura à Câmara. Quem sentir que há clima para a reeleição, muda de rumo e parte para a disputa majoritária.

Frio e calculado

Políticos citados na lista de Edson Fachin reclamam do timing adotado pelo Supremo para repassar os dados à imprensa: às vésperas do feriado de Páscoa. Por isso, lamentam, ninguém teve acesso oficial às acusações da Odebrecht.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias