Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Esportes
23/11/2018 15:41:00
ACB demite lutador armênio após confusão na Rússia e por "simular e tentar enganar o árbitro"

Combate/LD

Imprimir

Uma decisão incomum no mundo do MMA foi tomada nesta sexta-feira. A organização russa Absolute Championship Berkut (ACB) decidiu demitir o armênio Georgi Karakhanyan por conta de uma confusão ocorrida no card do último dia 10, em Moscou, na Rússia. A decisão foi tomada numa audiência da Comissão Atlética do ACB, da qual participaram apenas integrantes da organização, sem defesa dos atletas julgados.

A lista de participantes da audiência tinha: Herb Dean (árbitro central do evento); Lee Doyle (chefe da Comissão Atlética do ACB); Alexey Yacenko (vice-presidente do ACB); Bryan Lasey (comentarista do ACB); Ceasar Voicekhovskiy (juiz principal do ACB); Victor Korneev (juiz do ACB); e Lema Musaev (médico do ACB). Segundo a entidade, “o foco principal da reunião extraordinária foi o comportamento disciplinar e ético de alguns lutadores que competiram no ACB 90: Timur Nagibin, Georgi Karakhanyan e Mukhumat Vakhaev.

A comissão decidiu que a desqualificação de Timur Nagibin não será anulada. Quando a Georgi Karakhanyan, pelo “comportamento antidesportivo sem precedentes antes e durante a luta, por simular e tentar enganar o árbitro”, foi decidido que ele seria desclassificado e o resultado da luta contra Nagibin seria alterado para “no contest”. Além disso, decidiu-se rescindir o contrato e demitir Georgi.

Entenda o caso

Ao final do primeiro round da luta contra Timur Nagibin, Karakhanyan encaixou uma guilhotina e disse ao árbitro Herb Dean que o adversário, com as mãos por baixo de suas pernas, teria batido em desistência. No soar do gongo, Dean separou os dois, e Nagibin levantou a cabeça espantado, temeroso que Dean tivesse encerrado a luta. Irritado com Karakhanyan, que argumentava com o árbitro que a luta deveria ter sido encerrada, Nagibin acertou um soco no rosto do rival.

O lutador russo de 25 anos, estreante no ACB após carreira no M-1 Global, acabou perdendo a luta por desclassificação, por conta do golpe ilegal. Revoltado com a decisão, ele jogou o protetor bucal no adversário após o anúncio do resultado.

A rixa entre os dois se espalhou para a plateia. Quando deixava o cage, Karakhanyan foi atacado por fãs de Nagibin, que iniciaram uma briga com membros de sua equipe. A tropa de choque teve de ser chamada para separar a confusão. Ao mesmo tempo, focos de briga apareceram nas arquibancadas entre russos, que apoiavam Nagibin, e armênios, que torciam por Karakhanyan. Membros da imprensa russa filmaram as cenas e publicaram nas redes sociais.

A rixa entre os dois se iniciou na promoção do combate. O veterano Karakhanyan, 33, provocou muito Nagibin e disse que "enfiaria uma garrafa no c***" do adversário. Na Rússia, provocações entre lutadores não são tão comuns como no UFC, e as cutucadas de Karakhanyan inflamaram Nagibin e seu círculo. Na pesagem, os dois precisaram ser separados.

Multa na luta principal

A mesma audiência também decidiu multar em 20% de sua bolsa o russo Mukhumat Vakhaev “pelo comportamento antidesportivo contra o seu adversário durante a luta”. Depois de encaixar um mata-leão para cima de Sergey Belostenniy, Vakhaev ainda levou alguns segundos para soltar o pescoço mesmo depois que o rival desistiu e o árbitro Herb Dean intercedeu.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias