Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
Esportes
01/06/2019 10:10:00
CBF mantém convocação de Rodrygo e Lodi; Santos e Athletico ainda avaliam escalações

Globo Esporte/LD

Imprimir

Surpresa e incomodada com os clubes que não liberaram quatro jogadores convocados para o torneio Maurice Revello, antigo torneio de Toulon, que começa neste domingo para o Brasil contra a Guatemala, a CBF manteve na lista enviada para a Fifa Rodrygo, do Santos, Renan Lodi, do Athletico, e a dupla do Lille, Thiago Maia e Gabriel. Quatro nomes foram chamados para o lugar dos ausentes.

O caso gera discussão sobre o aproveitamento de Rodrygo e Renan Lodi no Campeonato Brasileiro durante o período de data Fifa, de 3 a 12 de junho. O Athletico joga uma vez entre essas datas, apenas na 8ª rodada contra o Palmeiras (dia 8). Já o Santos atua duas vezes (Atlético-MG, dia 9, e Corinthians, dia 12).

O Santos, que manifestava desejo de liberação de Rodrygo desde antes da convocação, enviou mais de um ofício à CBF, via Federação Paulista de Futebol, para pedir a desconvocação de Rodrygo, mas não obteve retorno até este sábado. Os santistas ainda aguardam – por enquanto, Rodrygo treina normalmente e viaja para Fortaleza, onde o Peixe enfrenta o Ceará, neste domingo, às 16h.

Renan Lodi jogou contra o River Plate, na final da Recopa – vencida pelos argentinos por 3 a 0 –, e participou das atividades do clube paranaense, antes da partida deste domingo, contra o Fluminense, na Arena da Baixada.

As liberações eram dadas como certas pela CBF. O coordenador de base Branco e o próprio técnico da seleção pré-olímpica André Jardine se envolveram diretamente em acordo com clubes e combinaram a convocação de um atleta por equipe, com exceção do Corinthians, que se prontificou a liberar dois (Mateus Vital e Pedrinho).

Nomes como Bruno Guimarães, do Athletico, Jean Pierre, do Grêmio, e Nonato, do Internacional, são alguns dos nomes que ficaram de fora da lista para não desfalcar os clubes com mais de um jogador.

Houve consulta prévia aos clubes em dois momentos. Quando foram avisados de que havia jogadores na lista mais ampla de pré-convocados (ou seja, com mais de 23 jogadores) e na véspera da convocação dos 23 de Jardine, quando os clubes foram comunicados dos respectivos jogadores na lista. Por isso as ausências tanto incomodaram a CBF, que precisou convocar novos atletas às pressas.

No caso do Lille, a comissão técnica de última hora não liberou os atletas para que eles gozassem de férias e retornassem descansados para a próxima temporada.

Nem Santos, nem Athletico ou CBF se manifestaram a respeito da permanência dos atletas na lista de convocados. O Peixe faz consultas internas e quer documento oficial da CBF para não haver qualquer surpresa sobre a utilização de Rodrygo no período em que ele ainda consta como convocado.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias