Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Esportes
10/02/2018 07:00:00
Comitê confirma cyber ataque aos sistemas de internet do Estádio Olímpico

Globo Esporte/LD

Imprimir

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno está investigando um ataque cibernético ao sistema de internet e de Wi-Fi do evento. A ação teria sido feita 45 minutos antes da cerimônia de abertura nesta sexta-feira à noite na Coreia do Sul, ainda manhã no Brasil. De acordo com a porta-voz do Comitê, Nancy Park, o Ministério da Defesa do país asiático e uma equipe de cyber segurança estão investigando a interrupção nos servidores do evento. Por volta das 5h (de Brasília), os organizadores informaram em uma reunião que o motivo da falha na internet do Estádio Olímpico e no Centro de mídia foi um Cyber ataque.

Antes do início dos Jogos, o comitê organizador já havia demonstrado preocupação e reforçado os avisos quanto a possíveis ataques de hackers da Rússia, como uma forma de contragolpe após a punição do COI ao país e também de hackers norte-coreanos, devido à rivalidade entre as duas nações.

O alvo da ação foi o DNS, Domain Name System, em inglês. A grosso modo, são os servidores responsáveis por traduzir os endereços que são digitados nos navegadores para os endereços IP que eles correspondem. Ou seja, sem o DNS, o navegador de qualquer aparelho eletrônico não consegue redirecionar para um site quando ele é digitado na aba. Um outro porta-voz do Comitê, Baik You Sung, enviou uma declaração explicando os acontecimentos durante a abertura.

  • Houve alguns problemas que impactaram, de uma maneira não crítica, os nossos sistemas ontem à noite por algumas horas. Nós nos desculpamos pela inconveniência causada a todos os afetados. Isso não interrompeu nenhum evento ou afetou a segurança de nenhum espectador ou atleta. Nós iremos manter vocês atualizados, caso isso se altere. Nossos parceiros de tecnologia e especialistas em ICT estão trabalhando para reforçar a manutenção de qualquer sistema nos níveis de serviços esperados. Nós estamos investigando as causas e iremos compartilhar qualquer informação assim que conseguirmos detalhes. Todas as competições seguirão como planejado.

A agência de notícias locais, Yonhap, reportou que os servidores foram desligados para prevenir danos aos sistemas, e isso causou problemas ao site oficial dos Jogos de PyeongChang. Existe a possibilidade de que os problemas podem ter sido causados por causa da região montanhosa onde a sede das Olímpiadas de Inverno fica. A possibilidade de ataques de hackers era levantada por especialistas de segurança digital, mesmo em um país como a Coreia do Sul, onde a tecnologia se sobressai.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias