Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Esportes
02/07/2018 09:48:00
Contra novo azarão, Bélgica confia na experiência e em lições do passado

Globo Esporte/LD

Imprimir

Enfrentar um azarão não traz boas lembranças à Bélgica. Dois anos atrás, o país era um dos favoritos ao título da Eurocopa e caiu nas quartas de final para o País de Gales. Em 2014, essa mesma geração chegou com pompas à Copa no Brasil e sofreu muito para passar pelos EUA nas oitavas - antes de perder para a Argentina também nas quartas.

Agora, o adversário é o Japão, e os belgas confiam na experiência que adquiriram e nas lições que aprenderam no passado recente para conseguir justificar o favoritismo desta vez. A partida começa às 15h (de Brasília) desta segunda-feira, em Rostov, com transmissão ao vivo de TV Globo, SporTV e GloboEsporte.com. O vencedor vai pegar nas quartas quem sair de Brasil x México.

  • Há quatro anos, foi a primeira competição. Na França (Eurocopa), foi a segunda. Os jogos de mata-mata têm muito a ver com a experiência. Com um time jovem, é mais difícil, mesmo quando você tem jovens talentosos. Agora, é mais fácil. Temos o mesmo nível de maturidade, e isso vai fazer a diferença - analisou Eden Hazard, craque, camisa 10 e capitão da seleção.

Por conta dessas frustrações nos últimos anos, a Bélgica chegou à Rússia sob desconfiança, apesar de ter um elenco bastante talentoso. Mas, com bom futebol, voltou a chamar atenção. A equipe teve a melhor campanha da primeira fase, com 100% de aproveitamento e sete gols de saldo (nove marcados e dois sofridos). Além disso, defende uma invencibilidade de 22 jogos (17 vitórias e cinco empates). A última derrota foi em setembro de 2016 - 2 a 0 em amistoso com a Espanha.

Se depender do Japão, a Bélgica viverá uma segunda-feira sofrida em Rostov. Elogios à parte, o técnico Akira Nishino pretende complicar a vida dos rivais.

  • Analisamos tudo deles. São muitas grandes estrelas de times europeus. A Bélgica é provavelmente melhor e tem muitos trunfos, mas tenho certeza de que eles têm falhas, e eu gostaria de aproveitá-las - afirmou o comandante japonês.

Para não ser surpreendida pelo Japão, a Bélgica tem a experiência como diferencial. E é claro que segue confiando no talento de seus jogadores. Além de Hazard, o time tem outros grandes destaques, como De Bruyne, Lukaku e Courtois.

  • É hora de brilhar, definitivamente. Temos grandes jogadores, jogamos como grupo. Temos 23 atletas, vimos isso contra a Inglaterra. Está nas nossas mãos. Temos que jogar juntos, dar tudo e ver o que acontece - disse Hazard.

Em uma Copa de azarões, que eliminaram ou ajudaram a eliminar - quando complicaram o caminho dos rivais no mata-mata - Alemanha, Argentina, Portugal e Espanha, o Japão tem motivos para acreditar na zebra. A Bélgica, por sua vez, passará por um fracasso ainda maior do que os de 2014 e 2016 se não avançar às quartas. A pressão, portanto, é grande, e é nessa hora que vamos ver se a experiência realmente será colocada em campo.

Prováveis escalações:

Bélgica: Courtois, Alderweireld, Vermaelen (Boyatá ou Kompany) e Vertonghen; Meunier, Witsel, De Bruyne, Hazard, Mertens e Carrasco; Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.

Japão: Kawashima; Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatomo; Hasebe e Shibasaki; Haraguchi, Kagawa e Inui; Osako. Técnico: Akira Nishino.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias