Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Esportes
17/11/2018 08:48:00
Corinthians x Vasco: um ano após hepta, Timão tenta evitar vexame histórico no Brasileirão

Globo Esporte/LD

Imprimir

Foi na noite de 15 de novembro de 2017 que o Corinthians, com dois gols de Jô e um de Jadson, bateu o Fluminense por 3 a 1 em Itaquera e garantiu o heptacampeonato brasileiro.

Um ano depois, neste 17 de novembro, o Corinthians recebe o Vasco a quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro com uma missão diferente: vencer para evitar que o Timão corra um risco ainda maior de rebaixamento.

Mas o que mudou de lá para cá? Como o Corinthians perdeu tudo o que construiu?

1) Tchau, campeões!

Logo na virada do ano, três campeões foram embora: Pablo, Guilherme Arana e Jô. A diretoria foi ao mercado, buscou algumas resposições e até conseguiu o título do Paulistão.

No meio do ano, porém, outros pilares do hepta foram embora: Balbuena, Maycon e Rodriguinho.

Hoje, dos principais nomes de 2017, seguem Cássio, Fagner, Jadson, Gabriel, Romero e Clayson. 2) Novo professor

Campeão brasileiro com uma grande campanha, Fábio Carille iniciou a temporada no Corinthians, foi campeão paulista pela segunda vez seguida, mas deixou o clube em maio após uma milionária proposta do Al Wehda, da Arábia Saudita. O técnico saiu e levou quase toda a comissão técnica, que teve que passar por ajustes.

Um de seus três auxiliares, Osmar Loss foi efetivado como técnico, durou 25 partidas e deixou o cargo criticado em setembro, com aproveitamento de 46,6%.

O Corinthians foi ao mercado e acertou com Jair Ventura, que, após 15 jogos, tem aproveitamento pior: apenas 31,1%. O atual técnico não está garantido para 2019. 3) Contratações ruins

Foram 18 contratados para a temporada de 2018.

O Corinthians iniciou o ano apostando nos zagueiros Henrique e Marllon, nos laterais-esquerdos Juninho Capixaba e Sidcley, nos volantes Renê Júnior, Ralf e Thiaguinho, no meia Mateus Vital e nos atacantes Junior Dutra, Bruno Xavier, Roger, Matheus Matias e Sheik.

Desta lista, os mais aproveitados foram Henrique, Ralf, Roger e Sheik. Renê Júnior começou o ano bem, mas se machucou. Juninho, Sidcley, Dutra e Xavier já deixaram o clube.

No meio do ano, a janela foi pior: vieram o atacante Jonathas, o volante Douglas, o lateral-esquerdo Danilo Avelar e os meias Araos e Sergio Díaz. Até o momento, nenhum destes jogadores caiu nas graças do torcedor – alguns, aliás, como Jonathas, Douglas e Avelar, vêm sendo muito criticados. 4) Defesa perdeu solidez

Mesmo com Fábio Carille, a defesa do Corinthians começou o ano um pouco mais frágil que no ano passado, levando mais gols e perdendo mais jogos. Isso se intensificou com Osmar Loss, e agora, com Jair Ventura, tem sido um pesadelo. São 66 gols sofridos em 73 jogos, uma média de 0,9/jogo. No ano passado, a equipe havia sofrido 48 gols em 71 jogos, uma média de apenas 0,67/jogo.

A última vez que o time saiu de cammpo sem ser vazado foi em 29 de setembro, no 0 a 0 contra o América-MG. Depois, foram nove jogos, e o time sofreu gols em todos. Pior: 13 gols em nove jogos. 5) E a base, decolou?

O Corinthians terminou 2017 com enorme expectativa em cima de alguns meninos, como Pedrinho, Léo Santos, Mantuan e Rodrigo Figueiredo. Com as muitas mudanças no elenco, os dois primeiros viraram titulares, alternam bons e maus momentos e até chamam a atenção de clubes da Europa. Mantuan, por sua vez, teve chances como lateral-direito, não agarrou e agora aguarda novas oportunidades como volante, sua posição de origem. Figueiredo quase nunca é relacionado.

Com poucos frutos no time júnior, a diretoria foi ao mercado e contratou jogadores com uma média de 20 anos para o profissional, como Juninho Capixaba, Matheus Matias, Mateus Vital e Ángelo Araos. Muitos deles, mesmo inexperientes, precisaram encarar jogos sem estar prontos.

Veja as informações do Corinthians para a partida contra o Vasco:

Local: Arena Corinthians, São Paulo

Data e horário: sábado, às 19h (horário de Brasília)

Escalação provável: Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Thiaguinho; Clayson, Jadson (Mateus Vital) e Pedrinho; Danilo

Desfalques: Renê Júnior (lesão no joelho esquerdo), Douglas (suspenso), Carlos Augusto (seleção sub-20) e Romero (seleção do Paraguai)

Pendurados: Romero, Sheik, Douglas, Pedro Henrique e Paulo Roberto

Arbitragem: Wilton Pereira de Sampaio, com Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires, todos Fifa e de Goiás

Tempo real: no GloboEsporte.com, a partir das 18h

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias