Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Esportes
31/05/2019 10:02:00
Em visita especial na Granja, Neymar tranquiliza pequeno fã: "Estou bem. Foi só um susto"

Globo Esporte/LD

Imprimir

O treino era fechado, mas nem tanto. Entre tantos convidados, porém, havia um muito especial: o garoto Rafael. Acompanhado da mãe Carmem, o estudante de 14 anos teve um privilégio para poucos nos últimos dias da preparação do Brasil para a Copa América: ver Neymar.

Mais do que isso. Conheceu, abraçou, bateu um papo e saiu aliviado. E com boa notícia: Neymar disse que a lesão que o afastou dos últimos dois treinos não preocupa.

Rafael foi diagnosticado nos primeiros anos de vida com retardo mental e autismo. O processo de alfabetização dele é tardio, mas há um facilitador unificado por duas paixões: Neymar e o futebol. Foi a partir das letras do nome e do número do craque do PSG que a professora de Rafael encontrou novo caminho para desenvolver seu aprendizado da língua. Em reportagem que vai ao ar no "Esporte Espetacular" deste domingo, Rafael teve encontro com o craque do PSG.

O garoto, morador da Maré (RJ), emocionou Neymar no encontro, nesta quinta-feira, na Granja Comary. Ele não perdeu tempo. Tirou aquilo que nenhum médico contou e jornalista algum perguntou:

  • Como está seu joelho? - questionou, ciente das ausências de Neymar nos últimos dias de treino.

  • Estou bem. Foi só um susto - disse o craque, sorrindo e aliviado.

No dia a dia, Rafael vê incansavelmente gols e lances de Neymar no Youtube. Passa e repassa tudo que consegue sobre o craque. A fixação pelo camisa 10 do Brasil dá trabalho para a mãe, que precisa atualizar o armário com camisas de Santos, Barcelona e agora PSG.

"A repetição e o interesse em único assunto são duas características clássicas do autismo", explica o médico Fabio Barbirato nas páginas do livro "O menino que nunca sorriu - amp;amp; outras histórias reais", de Barbirato e Gabriela Dias, em depoimento ao jornalista Gustavo Pinheiro.

Há possibilidade de Neymar treinar com o grupo nesta sexta-feira. Na próxima terça-feira, a delegação brasileira viaja para Brasília. No dia seguinte, enfrenta o Catar, no estádio Mané Garrincha. Dia 9, o segundo amistoso, contra Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre. A estreia na Copa América é dia 14 de junho, contra a Bolívia, no Morumbi.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias