GEMS/LD
ImprimirOs órgãos de José Luiz de Lima, jogador de futebol amador que morreu no início da tarde de terça-feira (5), após bater a cabeça em uma mureta de proteção de um campo de futebol no domingo (3), foram doados. A decisão foi tomada pela família e confirmada pelo irmão, Rafael de Lima.
Zé Luiz, como era carinhosamente conhecido, recebeu empurrão de um jogador adversário em uma disputa de bola, com o impacto da jogada, bateu a cabeça no muro que fazia a proteção do campo Marambaia, no Coophavila 2.
Ele foi socorrido pelo Atendimento Médico de Urgência e Emergência (Samu) e estava internado na Santa Casa desde o dia da partida. Conforme boletim divulgado pelo hospital, o jogador teve morte encefálica.
O irmão da vítima presenciou o acidente e disse que ele não conseguiu resistir devido aos traumas que teve na cabeça. Rafael ressaltou que os médicos disseram que os órgãos estavam em perfeito estado.
"O meu irmão não fumava, nem bebia e tinha uma vida saudável, aí os médicos falaram que os órgãos dele estavam perfeito, que iam ajudar muita gente", contou.
Entre os órgãos doados, segundo Rafael, estão coração, rim e fígado. O irmão de Zé Luiz não soube dizer todos os órgãos que serão aproveitados, mas falou que a família liberou a doação de todos que puderem ser transplantados.
"Eu falei pra minha mãe que ele vai ficar vivo em outras pessoas, vai ajudar muito. Creio eu que como ele gostava de ajudar os outros, ele deve tá muito feliz com isso", afirmou o irmão.
O velório será realizado na noite desta quarta-feira (6), isso porque nesta manhã os médicos farão a retirada dos órgãos para a doação e a família está esperando a chegada irmã caçula, que deve desembarcar em Campo Grande às 20h, vindo de Belo Horizonte.