Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Esportes
22/09/2018 10:54:00
Federer e Djokovic levantam público, mas levam virada na primeira vez jogando juntos

Globo Esporte/LD

Imprimir

Depois de 46 confrontos em 12 anos de rivalidade, Roger Federer e Novak Djokovic enfim formaram dupla por uma noite. E os números 2 e 3 do mundo mostraram bons momentos para levantarem o público de mais de 15 mil pessoas no United Center, em Chicago, mas acabaram levando a virada para o sul-africano Kevin Anderson e o americano Jack Sock por 6/7 (5), 6/3 e 10-6 no último jogo do primeiro dia da Laver Cup.

Apesar da derrota, foi incrível ver os dois juntos em quadra, lado a lado. Muita qualidade técnica, é claro, mas também sorrisos dos dois e até mesmo gafes, como uma bolada que o sérvio acertou no atual número 2 do mundo ainda no primeiro set. Assim como foi com Nadal, em 2017, foi uma mostra que a rivalidade fica apenas nos torneios do circuito.

Com o resultado de Federer e Djokovic, o Time Europa perdeu o primeiro dos quatro confrontos desta sexta-feira. Com isso, vai vencendo o Time Mundo por 3-1 na segunda edição da Laver Cup.

No ano passado, Federer e Nadal fizeram a dupla dos sonhos dos fãs de tênis para anotar vitória por 6/4, 1/6 e 10-5 sobre Sam Querrey e Jack Sock. É a primeira vez que Novak Djokovic disputa o evento.

Dimitrov e Edmund abrem placar; Goffin vence jogaço

No jogo de abertura, o búlgaro Grigor Dimitrov (7º) venceu o americano Francis Tiafoe (40º) por 6/1 e 6/4 para abrir o placar da competição. O top 10 teve um início arrasador e não se importou com o apoio da torcida ao tenista local no segundo set.

O britânico Kyle Edmund (16º) também foi sólido e ampliou o placar para o Time Europa com vitória sobre o americano Jack Sock (17º) por 6/4, 5/7 e 10-6. Na sequência, foi a vez de David Goffin (11º) vencer um jogaço contra o argentino Diego Schwartzman (14º) por 6/4, 4/6 e 11-9. No match tie-break, o belga precisou salvar dois match points em 7-9 antes de concretizar o triunfo.

Apesar da vantagem do Time Europa em 3-1, o confronto não está definido. Os jogos valem um ponto nesta sexta-feira, dois no sábado e três no domingo, ou seja, os dias iniciais tem peso menor para o resultado final. Ganha a equipe que atingir 13 pontos primeiro. Cada membro do time vencedor ganha US$ 250 mil dólares, além do cachê estipulado previamente para a participação no evento.

Como funciona?

Em uma espécie de Copa Davis, o torneio exibição traz o confronto Europa vs. Resto do Mundo. O time europeu é liderado pelo sueco Bjorn Borg, que tem do outro lado da quadra o rival americano John McEnroe. O evento contaria, em tese, com os seis melhores tenistas baseado no ranking após Wimbledon, mas foi desfalcado de estrelas como o espanhol Rafael Nadal, o argentino Juan Martin del Potro e outros.

Formato da competição

  • Dois times: Europa vs. Resto do Mundo;

  • Seis jogadores e um capitão por equipe;

  • Evento disputado em três dias;

  • Quatro jogos por dia: três simples e uma dupla;

  • Jogos de melhor de três sets, sendo o decisivo um match tie-break (de 10 pontos);

  • Nenhum atleta poderá jogar mais de duas simples;

  • Nenhuma dupla pode ser repetida

Regras:

  • As vitórias valem 1 ponto na sexta-feira, 2 no sábado, e 3 no domingo;

  • Vence quem fizer 13 pontos primeiro;

  • Será jogado um set decisivo de duplas se o torneio empatar em 12-12;

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias