Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Esportes
27/06/2018 15:44:00
Löw admite que eliminação da Alemanha foi justa: "Não merecíamos passar de fase"

Globo Esporte/LD

Imprimir

Depois do resultado histórico que tirou a Alemanha da Copa do Mundo na derrota por 2 a 0 para a Coreia do Sul, era hora de o técnico da seleção alemã, Joachim Löw, encarar a imprensa. Decepcionado em deixar a Rússia mais cedo,

  • No momento é difícil de dizer. A decepção de ser eliminado é enorme. Antes de tudo temos que parabenizar nossos adversários que se classificaram. Nós não merecíamos vencer a Copa do Mundo de novo. Não merecíamos passar para as oitavas de final. Nós fomos eliminados hoje não porque não queríamos vencer, principalmente no segundo tempo, quando quisemos vencer, mas a gente não teve a chance de tomar a liderança em momento algum.

Presente na incrível virada em cima da Suécia e que manteve viva a chance de classificação da Alemanha, a calma dos jogadores faltou nos minutos finais contra a Coreia. Na opinião de Löw, isso aconteceu principalmente depois que a Suécia marcou o primeiro gol em cima do México e o empate já não era mais suficiente para a Alemanha.

  • Todo o tempo a gente estava correndo atrás e tentando alcançar os outros. A partir do momento que vimos que a Suécia estava na liderança e nós precisávamos de mais pressão, o time estava perdendo a calma para jogar. Faltou o dinamismo para concluir as jogadas no fim do jogo. Por isso que merecemos ser eliminados hoje.

Com o resultado, a Alemanha está eliminada pela primeira vez na fase de grupos de uma Copa do Mundo. Antes desta quarta-feira, o pior resultado dos alemães em Copas tinha sido a eliminação na primeira fase da edição de 1938. Só que as seleções estreavam nas oitavas de final por causa da quantidade de times que disputavam o torneio.

Outros tópicos da entrevista coletiva de Joachim Löw

Eliminação é motivo de vergonha?

Para nós é uma decepção enorme. Estávamos prontos para defender o nosso título de campeões mundiais, mas sabíamos que todos os times iriam querer tirar isso de nós. A gente não conseguiu mostrar nosso melhor futebol em campo e tivemos algumas oportunidades para vencer hoje. Não conseguimos nos acalmar e vencer.

E o motivo de isso ter acontecido é uma coisa que temos que identificar. Nas últimas Copas nós estivemos entre os quatro primeiros e em alguns casos fomos finalistas, inclusive. Desta vez, temos que reconhecer, não apresentamos o futebol que sabemos que somos capazes de mostrar. Então temos que aceitar a situação como ela é. Temos que admitir que isso é uma derrota.

Como está o vestiário?

É difícil dizer isso agora. Claro que vai demorar um pouco. Estou chocado. Estou chocado porque a gente não conseguiu superar a Coreia do Sul hoje (quarta-feira) e perdemos o jogo. Eu falei para os jogadores que eles mostraram bom desempenho sob pressão, quando conseguiram vencer a Suécia. Contra a Suécia a gente tinha a sensação de que o time queria sair daquela situação e se classificar para as oitavas de final. Nós ainda temos que conversar e acho que seria prematuro da minha parte dizer alguma coisa.

Elenco convocado

Hoje, por causa de uma série de razões, a gente tinha que fazer algumas alterações no time. Isso acontece. A gente provavelmente usaria todos os jogadores ao longo da competição. Faz sentido que a gente use. Não acho que administramos isso da maneira errada. Eu tenho essa responsabilidade.

Mas o que vimos hoje foi que tivemos um bom time titular. Goretzka foi bem nos treinamentos e Müller não foi tão bem nas duas primeiras partidas, então por isso quis tentar fazer isso. Nos últimos 15 minutos, quando vimos que precisávamos do resultado, tentamos ir pra cima. Tínhamos que ser totalmente ofensivos. Então abrimos as portas para a Coreia e a defesa estava bastante aberta.

Estilo de jogo da Coreia

A gente sabia que a Coreia do Sul iria jogar assim. Que o jogo seria muito agressivo e de bastante força. Tentamos chutes de fora da área. A gente sabia também que eles teriam três ou quatro contra-ataques. Para nós não foi surpreendente, esperávamos isso. No jogo tivemos algumas chances e a Coreia não facilitou depois que a gente passava do meio de campo. Às vezes o time da Coreia tinha nove ou 10 jogadores atrás da linha da bola. Eu os elogio porque fizeram isso muito bem. Eles foram fortes o suficiente para marcar gols.

Problemas no time

Quando a gente estava no Centro de Treinamento, nosso time estava treinando muito bem. Os dois jogos antes da Copa do Mundo não foram bons. A gente tentou ajustar algumas coisas, mas não funcionou e a gente perdeu para o México. Se a gente tivesse marcado um ponto, teria sido diferente. No jogo contra a Arábia Saudita a gente também não conseguiu mostrar o nosso futebol. Mas não foi o caso contra Coreia do Sul e a Suécia. Hoje a gente estava tentando pressionar, mas as coisas não aconteceram. Claro que é difícil, e de vez em quando acontecem contra-ataques. Em termos de moral, estávamos mortos. E percebemos isso no primeiro gol.

Árbitro de vídeo no primeiro gol

Eu não sei se foi a decisão certa. De repente a bandeira estava levantada, e talvez a gente pudesse fazer o gol depois. Mas se o árbitro de vídeo disse que não estava impedido, então provavelmente ele está certo. Eu ainda não revi o lance.

Tempos negros para o futebol alemão?

Não acho que sejam tempos negros para o futebol alemão. Somos o time mais constante em termos de performance. Nos últimos 12 anos, sempre estivemos entre os quatro primeiros. Claro que a eliminação gera uma decepção, mas temos jovens jogadores muito talentosos. Isso já aconteceu com outros países antes. Só temos que tirar as conclusões certas e jogar melhor daqui para frente.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias