Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Esportes
12/05/2022 14:44:00
Mato Grosso do Sul terá judoca e técnica em evento mundial na França

Midiamax/LD

Imprimir

A atleta Larissa Barros de Oliveira e a técnica Anne Talitha Silva do Mato Grosso do Sul terão participação no judô paralímpico do maior evento esportivo escolar do mundo, o Gymnasiade 2022. A competição ocorre entre os dias 14 e 22 de maio, na cidade de Normandia no noroeste da França. Pela primeira vez o evento terá modalidade paralímpica voltada para estudantes-atletas de 16 a 18 anos. Ao total, a delegação brasileira conta com 27 esportistas paralímpicos.

Larissa Barros, de 16 anos, é a única atleta sul-mato-grossense da competição e contemplada do Bolsa Atleta do Governo do Estado, e disputará na categoria de até 57 kg. A judoca representa o Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos) “Florivaldo Vargas” e tem inúmeras participações em competições, entre elas as Paralímpiadas Escolares, maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

A paratleta nasceu com má formação congênita nos olhos e começou no judô há 4 anos. Para ela, a experiência de conhecer a França e disputar o evento é um sonho. “Quando soube dessa convocação, quase não acreditei. É uma oportunidade única, eu e minha família ficamos muito felizes”, comemora.

Sua técnica é Anne Talitha Silva, responsável pelo setor paralímpico da Gedel (Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer) da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

“Nós que trabalhamos como o paradesporto estamos muito orgulhosos, é uma delegação que está fazendo história por participar pela primeira vez da Gymnasiade”, destaca a treinadora. “Esse é o maior evento esportivo escolar que já participei”, revela Anne.

A técnica e a judoca embarcam nesta quinta-feira (12).

A Gymnasiade 2022, os Jogos Escolares Mundiais, é um evento internacional que acontece a cada 2 anos e reúne mais de 100 países em suas edições. Esportes convencionais como tiro com arco, atletismo, badminton, basquete 3x3, vôlei de praia, boxe, dança, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, orientação, rugby, natação, tênis de mesa, taekwondo, luta olímpica, judô, o paralímpico conta com o atletismo e a natação também fazem parte da programação.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias