Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Esportes
08/04/2018 08:47:00
Na mira do Fla, Renato busca taça inédita no Gauchão e vive "Dia D" sobre futuro

Globo Esporte/LD

Imprimir

Minutos após saudar a torcida e festejar a vitória do Grêmio por 4 a 0 sobre o Monagas, pela Libertadores, com seus comandados no gramado, Renato Portaluppi se acomoda em frente às lentes da imprensa ansiosa por sua fala. Os jornalistas se aglomeram, mas não para ouvi-lo discorrer sobre a partida ou a final do Gauchão que se avizinha, e sim sobre o insistente interesse do Flamengo em sua contratação. Confortável e confiante – como de costume – ao se ver no centro do holofote, o treinador é tão lacônico quanto enigmático e evasivo:

"Minha cabeça está totalmente voltada para domingo. Mas no domingo, se vocês fizerem a mesma pergunta, talvez eu tenha uma resposta diferente".

É o suficiente para transformar sua entrevista coletiva em um evento de peso tão emblemático – ou até maior – quanto o duelo da volta da decisão estadual, neste domingo, às 16h, no Bento Freitas, contra o Brasil de Pelotas. Explica-se. A vitória gremista por 4 a 0 na Arena, na partida de ida, torna os 90 minutos quase mero protocolo até o Tricolor erguer a taça de campeão gaúcho, algo que não ocorre desde 2010. O "talvez" em sua frase pode o salvar de ser definitivo no pós-jogo. Como o Grêmio dará dois dias de folga ao elenco, Renato viajará ao Rio de Janeiro, a toca do inimigo no olhar gremista. A manifestação e os planos do treinador para seu futuro, porém, permanecem guardados a sete chaves.

E são esperados com ansiedades idênticas por gremistas e flamenguistas. No Rio de Janeiro, a diretoria do Flamengo aguarda o fim do Gauchão para fazer uma investida por Renato, seu Plano A para substituir Paulo César Carpegiani – Cuca foi outro nome consultado pelo Rubro Negro, que também tentou Abel Braga, do rival Fluminense. Em Porto Alegre, os dirigentes do Grêmio nutrem uma tranquilidade latente sobre a permanência do maior ídolo da história do clube para tentar estender a era de ouro repleta de conquistas.

– Sinceramente, não estou ansioso (pela entrevista de Renato). Estou tranquilo. Se tivesse alguma coisa que fosse importante, o Flamengo tinha nos procurado – afirma o presidente Romildo Bolzan ao GloboEsporte.com.

Ao passar pela zona mista da Arena após o treino da última sexta-feira, o treinador deu amostra de sua irreverência típica ao "alimentar" os rumores crescentes sobre sua saída. Ao receber da assessoria de imprensa do clube algumas camisetas para autografar, o técnico disse, diante de alguns jornalistas e aos risos. "Deixa eu assinar, que de repente...". Em nítido tom de brincadeira.

O fato é que o clube sustenta a confiança na permanência do treinador em uma série de fatores internos e até externos – a boa relação com o Flamengo e a inexistência de um sondagem sobre o técnico, por exemplo, são elencados como fatores que dão tranquilidade. Mas há ainda a relação insolúvel com o maior ídolo e o planejamento – já em andamento – para a temporada.

Conforme apurou o GloboEsporte.com, o treinador já afirmou ao presidente que não irá para o Flamengo, embora nenhuma das duas partes confirme isso publicamente neste momento. Mas há uma tranquilidade interna na diretoria pela permanência de Renato.

Outros pontos também ajudam a construir esse sentimento. Por exemplo, o ambiente que Renato tem no Grêmio e a possibilidade real, citada pelo próprio, de o clube ganhar pelo menos mais um entre os títulos a disputar no ano: Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Seria uma sequência histórica para o Tricolor, como a conquistada nos anos 90.

BRASIL X GRÊMIO - GAUCHÃO - FINAL (SEGUNDO JOGO)

-Local: Bento Freitas, em Pelotas

-Data e hora: domingo (08/04), às 16h

-Provável Brasil: Marcelo Pitol; Ednei, Leandro Camilo, Heverton e Bruno Collaço; Leandro Leite, Valdemir, Calyson, Mossoró e Alisson Farias; Lourency.

-Desfalques do Brasil: Éder Sciola, Artur, Toty e Luiz Eduardo.

-Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael.

-Desfalques do Grêmio: sem desfalques

-Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Lúcio Beiersdorf Flor

-Transmissão: TV Globo para RS (com Luciano Périco, Maurício Saraiva, Diogo Olivier e Márcio Chagas) Premiere (com Luiz Alano e Batista). O GloboEsporte.com faz toda a cobertura em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias