Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Esportes
27/04/2017 10:56:00
Quatro Ba-Vi's em 11 dias: série de 2017 entra para a história do clássico baiano

Globo Esporte/LD

Imprimir

A temporada 2017 está prestes a entrar na história do clássico Ba-Vi. Pela primeira vez na longa trajetória de rivalidade, Bahia e Vitória se enfrentarão quatro vezes em um período de apenas 11 dias. A série de jogos decisivos, válidos pelas semifinais da Copa do Nordeste e final do Campeonato Baiano, tem início na quinta-feira, no Barradão. O segundo duelo será no domingo, na Arena Fonte Nova. Os embates seguintes estão marcados para os dias 3 e 7 de maio. Por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), todas as partidas terão torcida única.

A última vez em que Bahia e Vitória se enfrentaram quatro vezes em curto espaço de tempo foi no ano de 1979. Em 13 dias, foram realizados quatro jogos pelo Campeonato Baiano, quando os dois times chegaram à reta final do estadual como postulantes ao título. O primeiro embate ocorreu no dia 16 de setembro e terminou empatado em 0 a 0. Três dias depois, um novo Ba-Vi foi realizado e o Tricolor levou a melhor por 2 a 1. O terceiro clássico foi disputado no dia 23 do mesmo mês, com um novo empate em 0 a 0. No último jogo, promovido no dia 28, o Bahia bateu o Vitória por 1 a 0 e celebrou o heptacampeonato. O gol foi marcado por Fito, que chutou de fora da área e contou com uma falha do goleiro rubro-negro Gélson.

Para o Ba-Vi de quinta-feira, o Bahia terá Éder na lateral direita, uma vez que Eduardo cumpre suspensão pela expulsão no jogo contra o Sergipe, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Formado nas divisões de base do Tricolor, o jogador lembrou que, mesmo nos tempos de junior, não entrou em campo em quatro clássicos seguidos.

  • Na base, o máximo que tive foi dois Ba-Vi's em quatro dias. Quatro em dez dias é bem diferente. Vai ser só pensar no rival, é incrível, não tem isso de mudar a chave, vai ser só o Vitória. Todo o trabalho vai ser feito para vencer o Vitória.

Opção ofensiva no Bahia para o decorrer dos Ba-Vi's, Maikon Leite prevê partidas muito disputadas e clima de rivalidade em campo.

  • É uma rivalidade muito grande, né? E, como serão quatro jogos, um atrás do outro, o clima vai ser muito bom na cidade. A gente não vai querer perder nenhum. Eles também não, vão dificultar muito as coisas para a gente, mas vamos em busca de quatro triunfos nessas quatro partidas, e espero poder ajudar bastante a equipe dentro de campo

No Vitória, o zagueiro Fred, que recentemente ganhou a vaga de Alan Costa, avaliou que a série de clássicos pode moldar o futuro da equipe que tiver mais sucesso.

  • Acho que define muita coisa, principalmente para a sequência do ano. São quatro jogos que definem muita coisa para a gente e para o lado de lá também, então a gente também não pode trazer uma responsabilidade muito grande para cima da gente, porque são quatro jogos atípicos. Eu particularmente nunca vivi esse momento de em duas semanas ter quatro clássicos, sem ter outros jogos no meio, então são quatro jogos diretos que eu vou estar muito mais perto do Hernane, dos outros atacantes, que aqui. Então a gente sabe que clássico é definido no detalhe.

Acostumado a disputa de clássicos, o meia Dátolo vê a série de Ba-Vi's com entusiasmo. Para o jogador, a sequência é uma oportunidade para ficar marcado na história dos clubes.

  • Não é comum ter tantos clássicos seguidos. Confesso que essa é uma situação inédita na minha carreira. Nunca enfrentei a mesma equipe tantas vezes num espaço de tempo tão curto. Um clássico, então? Nunca passei por nada semelhante. A cada confronto, teremos a oportunidade de escrever uma nova história e fazer uma sequência inesquecível. Acompanhei o Ba-Vi da fase de classificação de perto e notei que a rivalidade aqui é das maiores do Brasil. Já tinham me avisado que esse é o jogo mais esperado do ano por muitos, e eu realmente senti isso. O clima é diferente. Tomara que a gente faça belas exibições e alcance nossos objetivos. Quero muito fazer isso por esse torcedor que tem me dado moral e me tratado com tanto carinho. Vamos com tudo!

No total, Bahia e Vitória disputam sete Ba-Vi's em 2017. O primeiro já ocorreu. No último dia 9, o Rubro-Negro bateu o Tricolor por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, pela fase de grupos do Campeonato Baiano. A última vez em que sete clássicos ocorreram em apenas uma temporada foi em 2000. Na ocasião, foram seis Ba-Vi's disputados pelo Campeonato Baiano e um pelo Brasileiro. No retrospecto, o Bahia levou a melhor. Venceu três partidas, contra dois triunfos do Vitória e dois empates. Apesar da desvantagem no histórico, o Rubro-Negro ficou com o título estadual, enquanto o Bahia garantiu classificação para as oitavas de final da competição nacional, mas acabou eliminado pelo Vasco em São Januário.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias