Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Esportes
16/06/2018 07:39:00
Seleção estreia na Copa em aniversário de três anos da última derrota com Neymar

Globo Esporte/LD

Imprimir

Você se lembra onde estava em 17 de junho de 2015? Dunga estava no banco da seleção brasileira. Marcelo estava de férias, preterido pelo técnico. Alisson no Internacional, sem qualquer previsão de ser convocado rapidamente. Muita coisa mudou. Para melhor.

Foi também em 17 de junho de 2015, exatos três anos antes da estreia na Copa do Mundo da Rússia, que o Brasil perdeu pela última vez com Neymar em campo. A derrota de 1 a 0 para a Colômbia foi traumática. A expulsão do craque, após o apito final, gerou tentativa de agressão ao árbitro chileno Enrique Osses e uma suspensão de quatro jogos em torneios oficiais.

De lá para cá, a Seleção disputou 35 jogos e só perdeu três, para Chile (0x2), Peru (0x1) e Argentina (0x1), todos sem Neymar em campo.

Veja o retrospecto do Brasil desde 17 de junho de 2015:

Com Neymar:

-20 jogos

-15 vitórias

-5 empates

-83,3% de aproveitamento

Sem Neymar:

-15 jogos

-9 vitórias

-3 empates

-3 derrotas

-66,6% de aproveitamento

É verdade que a chegada de Tite atenuou a dependência que antes a equipe tinha da presença de seu melhor jogador. O Brasil tem aprendido a atuar sem o camisa 10, venceu, por exemplo, a Alemanha – escalada com vários reservas – dessa maneira.

Mas o fato de iniciar a Copa do Mundo, neste domingo, diante da Suíça, com Neymar em campo é um alívio geral na Seleção, que temia por suas condições em razão da cirurgia no pé direito, feita no dia 3 de março.

O atacante voltou a jogar no dia 3 de junho. Entrou no intervalo e descomplicou um confronto duro contra a Croácia ao fazer o primeiro gol, um golaço, aliás. Uma semana depois, no último amistoso antes do Mundial, foi a vez da Áustria sofrer com seus recursos. O zagueiro Dragovic não vai se esquecer tão cedo do drible que tomou.

Com Tite, a presença de Neymar em campo tem sido bem mais frequente. Ele só perdeu um jogo por suspensão, ainda em 2016, na Venezuela. Os outros foram ou por opção do técnico ou por essa sua lesão mais recente. Se na Era Dunga o astro era ao mesmo tempo sinônimo de solução e problema, agora suas atuações trazem somente benefícios.

Veja as informações da seleção brasileira para a partida contra a Suíça:

Local: Rostov Arena, em Rostov-on-Don. Data e horário: domingo, às 15h (de Brasília). Escalação: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite. Desfalque: Fred (trauma no tornozelo direito). Arbitragem: Cesar Ramos apita, auxiliado por Marvin Torrentera e Miguel Hernandez (todos do México). Transmissão: TV Globo (narração de Galvão Bueno; comentários de Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho; reportagens de Tino Marcos, Mauro Naves e Eric Faria), SporTV (narração de Milton Leite; comentários de Muricy Ramalho e Mauricio Noriega; reportagens de Eudes Júnior) e GloboEsporte.com. Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 13h.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias