Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Esportes
20/08/2018 16:11:00
Son resolve contra o Quirguistão e fica (um pouco) mais perto de se livrar do serviço militar

Globo Esporte/LD

Imprimir

Son Heung-Min está fora deste início de temporada do Tottenham, mas é por um bom motivo. Ele disputa dos Jogos Asiáticos, formado basicamente por jogadores sub-23 de países como Laos, Timor-Leste e Nepal, com o objetivo de escapar do serviço militar da Coreia do Sul. Para isso, precisa conquistar a medalha de ouro. E, diante da ameaça de eliminação na primeira fase, fez seu primeiro jogo como titular nesta segunda-feira e foi decisivo para a classificação às oitavas de final ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Quirguistão

Ele tinha ficado no banco nos outros jogos da primeira fase. No primeiro, na goleada sobre o Bahrein, sequer foi utilizado. No segundo, entrou no segundo tempo, mas não conseguiu evitar a derrota para a Malásia . Com isso, a Coreia do Sul passou apenas com o segundo lugar do grupo e agora vai enfrentar o perigoso Irã nas oitavas de final.

Entenda

A presença de Son no torneio é motivada por uma lei da Coreia do Sul, que obriga todos os homens nascidos no país a prestarem 21 meses de serviço militar. O jogador, que nunca teve contato com o exército, precisa se apresentar antes de completar 27 anos. Ele tem 26, comemorados no último dia 8 de julho.

Son até teve chance de escapar do serviço militar, com uma medalha nas Olimpíadas ou o título dos Jogos Asiáticos. Se estivesse na campanha sul-coreana nos Jogos de Londres, em 2012, por exemplo, o atacante não precisaria mais servir ao exército. Os compatriotas dele conquistaram o bronze naquela edição, mas o jogador tinha pedido dispensa da equipe.

Uma outra chance ainda surgiu em 2014, na última edição dos Jogos Asiáticos, quando a Coreia do Sul se sagrou campeã. Dessa vez, porém, o Bayer Leverkusen, clube que o atacante defendia na época, não cedeu o jogador. Os Jogos Asiáticos de 2018, então, são a última esperança de Son. Caso contrário, precisará voltar ao país de origem em julho de 2019 e poderá paralisar a carreira ou atuar por um dos times administrados pelo exército.

Confira o chaveamento

Palestina x Síria

Vietnã x Bahrein

Uzbequistão x Hong Kong

Irã x Coreia do Sul

China x Arábia Saudita

Malásia x Japão

Indonésia x Emirados Árabes Unidos

Bangladesh x Coreia do Norte
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias