Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Esportes
24/01/2019 07:21:00
Sorteio define rivais da Seleção e grupos da Copa América nesta quinta-feira

Globo Esporte/LD

Imprimir

A seleção brasileira vai conhecer nesta quinta-feira seus adversários e o caminho que terá de percorrer para conquistar a Copa América. O sorteio dos grupos será realizado na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro, uma das sedes do torneio. São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador também receberão jogos.

A abertura será dia 14 de junho, no Morumbi, e a final dia 7 de julho, no Maracanã.

SporTV e GloboEsporte.com vão transmitir, ao vivo, o sorteio da Copa América 2019. O evento começa às 20h30, mas Gustavo Villani, junto com Caio Ribeiro e Ricardinho, comandam a transmissão a partir das 20h no site.

Serão quatro potes, cada um com três seleções distribuídas de acordo com o ranking da Fifa publicado no dia 20 de dezembro. De cada pote será sorteada uma seleção para cada um dos três grupos. Suas posições nas chaves também serão definidas por sorteio.

Os potes:

  • Brasil, Argentina e Uruguai

  • Chile, Colômbia e Peru

  • Japão, Paraguai e Venezuela

  • Bolívia, Catar e Equador

Por serem convidados, Japão e Catar não poderão ficar no mesmo grupo.

Anfitriã e cabeça-de-chave, a seleção brasileira já tem sua posição pré-determinada e o calendário da primeira fase definido. Ela estará no Grupo A:

  • 14/6: Brasil x A2, às 21h30, no Morumbi

  • 18/6: Brasil x A3, às 21h30, na Fonte Nova

  • 22/6: A4 x Brasil, às 16h, na Arena Corinthians

Como aconteceu na Copa das Confederações (2013), na Copa do Mundo (2014) e na Olimpíada (2016), a Seleção só jogará no Maracanã se chegar à final.

O sorteio será conduzido pelo capitão do penta, Cafu. Ele terá o auxílio de Marta, Zico, Zé Roberto, do uruguaio Diego Lugano, do argentino Javier Zanetti, do paraguaio Romerito e do colombiano Francisco Maturana.

Também está prevista uma participação especial de Ronaldinho Gaúcho, que despontou internacionalmente na Copa América de 1999, conquistada pelo Brasil.

Redenção

A Copa América é a principal chance da seleção brasileira se recuperar da eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018, para a Bélgica. O técnico Tite chegou a dizer que precisaria no mínimo ir à final, e com bom futebol, para se sustentar no cargo.

O presidente eleito da CBF, Rogério Caboclo, garante que, independentemente do resultado, o técnico ficará até o fim do seu contrato, na Copa de 2022, no Catar.

O Brasil não vence a Copa América desde 2007. Em 2011 e 2015 caiu diante do Paraguai, nas quartas de final, nos pênaltis. Em 2016 foi eliminado na primeira fase.

A seleção brasileira ainda terá mais dois amistosos antes da convocação final para a Copa América: nos dias 22 de março, com local e adversário indefinidos, e 26, contra a República Tcheca, em Praga.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias