Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Esportes
06/03/2018 14:30:00
St-Pierre explica possibilidade de retorno ao MMA e dispara: "Dana não me controla"

Combate/LD

Imprimir

Georges St-Pierre, nesta última segunda-feira, atualizou os fãs com seu estado de saúde e suas pretensões no MMA aos 36 anos, em entrevista ao programa “The MMA Hour”, do site “MMA Fighting”. As novidades foram poucas, mas o ex-campeão meio-médio (até 77kg) e dos médios (até 84kg) garantiu que está melhor fisicamente do que após sua luta com Michael Bisping. Mas a principal declaração do lutador canadense foi quando questionado sobre as críticas do presidente do UFC, Dana White, a respeito da forma como negociou esta última luta.

  • Se eu tivesse perdido, teria perdido muita coisa. Foi um risco. Assumi o risco. E Dana (White) talvez não esteja feliz por isso, porque ele não me controla. Talvez ele esteja acostumado a lidar com pessoas que ele controla, mas ele não me controla. Eu não dependo da luta. Não preciso do UFC para viver. Estive lá, fiz isso, mas não dependo de lutar. Tenho outras coisas que não têm nada a ver com o UFC, e não preciso lutar pelo resto da minha vida se não quiser - afirmou.

Quando era campeão dominante do peso-meio-médio do UFC, St-Pierre resolveu parar por um tempo e abriu mão de seu cinturão. Ao decidir voltar à organização, quase quatro anos depois decidiu disputar o título dos médios com Bisping, e levou a melhor no UFC 214, em Nova York, no ano passado.

Mas a “dieta de engorda” para subir de divisão, associado ao estresse, seria um dos principais motivos para a “colite ulcerosa” que adquiriu, uma doença inflamatória crônica do intestino grosso que ocasiona úlceras na camada interna do cólon. Depois de começar o tratamento em dezembro do ano passado, St-Pierre se disse mais saudável hoje e variando num peso entre 81,6kg e 84kg.

  • Estou muito melhor. Estou ainda tomando remédios, mas comecei a fazer jejum alternado e isso me ajudou muito. Muitos dos meus sintomas desapareceram e me sinto muito melhor, no entanto, perdi muito peso, mas estou muito melhor. Parece que a causa disso (da doença) foi provavelmente o fato de que tentei comer muito me forçando a aumentar meu peso, e com o estresse e tudo o mais, não acho que isso foi bom para mim. Aprendi com os meus erros.

A principal pergunta depois que o lutador abriu mão do título peso-médio foi se voltaria a lutar ou se aposentaria de vez. St-Pierre quer esperar estar 100% recuperado da doença para chegar a uma decisão. Por enquanto, ele garante que não fechou as portas para voltar ao MMA.

  • Preciso aguardar minha condição para ver qual seria o meu peso e como minha saúde estará. Ainda estou com medicação, então não posso lutar agora. Se voltar a lutar com o estresse e tudo, provavelmente voltarei (a me sentir doente). Então, preciso aguardar um pouco, ver como isso ficará. (Preciso) estar estável por um longo tempo. Não fechei a porta (na minha carreira). Também vou ter que pensar sobre o peso (que volto), em 84kg, 77kg ou 70kg. Ganhei o título em 77kg muitas vezes. Não significa que não posso voltar e tentar disputar o cinturão, mas agora que estou no final da carreira, se fizer algo precisa ser algo que me motive, algo que seja uma situação em que ganhe ou ganhe.

Georges St-Pierre tem um cartel com 26 vitórias e apenas duas derrotas. O último revés foi em 2007, quando chegou a perder o título para Matt Serra, contra quem recuperou o cinturão no mesmo ano. A outra derrota foi em 2004, diante de Matt Hughes. A invencibilidade já dura 13 lutas.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias