CGN/LD
ImprimirA tecnologia 5G standalone foi liberada em todos os municípios brasileiros, mas em Mato Grosso do Sul tem somente 11 antenas compatíveis, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) repassados ao Campo Grande News. O anúncio da liberação foi feito no dia 2 de dezembro.
Campo Grande tem 272 estações; Dourados, 24; Três Lagoas, 14; Ponta Porã, 8; Aquidauana, Paranaíba, São Gabriel do Oeste, 3 cada; Naviraí, 2; Corumbá, Ivinhema e Maracaju, com 1 estação em cada. Esses estão com o 5G standalone na faixa de 3,5 GHz.
Os dados se referem a antenas já licenciadas, mas não quer dizer que estejam funcionando. As operadoras têm até 2030 para expandir a rede.
A liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas imediatamente nas localidades e a instalação antecipada depende do planejamento individual de cada prestadora.
A tecnologia é conhecida pela alta velocidade e permite ao usuário obter os melhores benefícios da quinta geração do serviço móvel pessoal. A faixa de 3,5 GHz foi concluída com 14 meses de antecedência em relação ao prazo previsto no cronograma original.
O processo de liberação envolveu duas etapas principais. Na primeira, foram realizadas a mitigação de interferências e a desocupação de estações satelitais. A EAF desocupou 1.482 estações de satélites profissionais e mitigou interferências em 19.200 estações espalhadas por 5 mil cidades.
Na etapa seguinte, ocorreu a migração da TVRO (sigla para "Television Receive Only", que significa "Canais Abertos de TV"). O sinal de TV foi transferido da Banda C para a Banda Ku, com a instalação de mais de 4,3 milhões de kits de parabólicas digitais em residências de famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.