Quinta-Feira, 2 de Maio de 2024
Geral
26/03/2024 14:56:00
Campo Grande é a capital com menos desemprego e casa em favela, mostra estudo

CGN/LD

Imprimir

O Mapa da Desigualdade entre as Capitais publicado nesta terça-feira (26), classifica Campo Grande como a capital brasileira que tem menos desemprego e a menor quantidade de domicílios em favelas. O estudo foi produzido de forma inédita pelo ICS (Instituto Cidades Sustentáveis), com a análise de 40 indicadores baseados em dados oficiais.

Além de ser a que tem menor taxa de desocupação (3,4%) e menos casas em favelas (1,4%), a capital sul-mato-grossense registra cobertura de 100% na população com serviço de acesso à água e no acesso à internet nas escolas do ensino fundamental.

Por outro lado, tem os piores índices em desigualdade salarial entre homens e mulheres e em suicídios, além de ficar no fim da lista quanto às mortes no trânsito e presença de vereadoras na Câmara Municipal, já que tem apenas uma.

Foram considerados dados de 26 capitais estaduais brasileiras, que somam 40 indicadores sociais: desempenho em educação, saúde, violência, assistência social, meio ambiente e direitos humanos são avaliados. O trabalho segue a mesma metodologia do Mapa da Desigualdade de São Paulo, publicado também pelo ICS e pela Rede Nossa São Paulo.

Entre os demais tópicos em que a capital sul-mato-grossense aparece bem colocada, estão homicídios de jovens a cada 100 mil habitantes (4ª); taxa de homicídio a cada 100 mil habitantes (5ª); áreas "florestadas e naturais" (5ª); cobertura de vacinas (6ª); e mortalidade infantil de crianças menores de 1 ano (7ª).

A questão racial também é presente no material, que mostra a Capital na 16º posição quando se faz a comparação do rendimento médio real entre negros e não negros; em 14º na comparação de mortalidade infantil; e 11º na comparação da taxa de distorção de idade-série nos anos finais do ensino fundamental.

Os pesquisadores responsáveis pelo mapa utilizaram como fonte de dados o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o DataSUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo.

10ª no País - O estudo soma pontos em cada um dos 40 tópicos para um ranking de desigualdade no Brasil, em que Porto Velho (RO) aparece no topo e Curitiba (PR) na ponta, como a capital menos desigual.

Campo Grande está em 10º lugar entre as menos desiguais. São Paulo é a quinta melhor e o Rio de Janeiro aparece em 11º.

O pior desempenho é das capitais das regiões Norte e Nordeste, segundo a análise. Além de Porto Velho, Recife (PE) e Belém (PA) somam índices ruins. A última, por exemplo, tem mais da metade das casas localizadas em áreas consideradas favelizadas (55%).

Na apresentação da publicação o ICS, destaca que "num país de dimensões continentais como o Brasil, revelar tais dados é apenas o primeiro passo para o enfrentamento das desigualdades e a construção de cidades mais justas, humanas e que ofereçam melhor qualidade de vida para seus moradores. Não por acaso, nossas capitais são indutoras fundamentais desse processo".

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias