Quarta-Feira, 8 de Maio de 2024
Geral
30/11/2023 07:54:00
Coxim é semifinalista do Prêmio Mariluce Bittar com o Projeto Nutri Coxim

Da Assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação Assessoria

A Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD) divulgou o resultado das práticas semifinalistas do “Prêmio Mariluce Bittar: Boas Práticas de Gestão da Assistência Social – Terceira Edição 2022-2023”. O prêmio tem como objetivo reconhecer, valorizar e disseminar as experiências exitosas dos municípios na gestão da política de assistência social em Mato Grosso do Sul.

Entre os semifinalistas, está o município de Coxim, com o Projeto Nutri Coxim, que concorre na categoria Serviços Socioassistenciais. O Projeto consiste em oferecer uma alimentação saudável e balanceada para as famílias em situação de vulnerabilidade social, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, assistente social e psicólogo. O Projeto também promove ações educativas e preventivas sobre saúde, nutrição e cidadania.

O prefeito de Coxim, Edilson Magro, comemorou a classificação do Projeto Nutri Coxim para a semifinal do prêmio. “É uma grande honra e um reconhecimento pelo trabalho que estamos fazendo na área social. O Projeto Nutri Coxim é um exemplo de como podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas com uma alimentação adequada e um acompanhamento profissional. Quero parabenizar toda a equipe envolvida nesse projeto e agradecer à SEAD pela oportunidade de participar do prêmio”, disse.

O projeto que também tem o apoio do Sebrae através do Programa Cidade Empreendedora, visa adquirir gêneros alimentícios produzidos dos agricultores familiares do município, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo. Ou seja, o poder público compra os produtos produzidos pela agricultura familiar, que são entregues às famílias assistidas pela assistência social.

Os hortifrútis adquiridos são destinados às famílias cadastradas nos programas sociais. Uma equipe da assistência social faz o levantamento das informações e caso a família se enquadre nas exigências, é beneficiada com a entrega de uma cesta de frutas e legumes durante doze meses.

Além de Coxim, outros dois municípios também estão na semifinal na categoria Serviços Socioassistenciais: Batayporã, com o projeto “Viu no Whats?”: Estratégias Acessíveis de Comunicação Pública para a Assistência Social; e Corumbá, com o projeto Inclusão e Atualização Cadastral de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos com Foco nas Famílias Pertencentes às Comunidades de Terreiro.

De acordo com a SEAD, a premiação tem por objetivo identificar, divulgar e estimular a realização de ações de implementação e inovação no âmbito da assistência social que estejam contribuindo para o aprimoramento do SUAS, dando visibilidade às práticas de sucesso e contribuindo para uma mobilização em favor da consolidação da política de assistência social.

A SEAD informou que no dia 01 de dezembro, às 14h, será realizada uma transmissão ao vivo pela plataforma do YouTube, onde serão apresentadas todas as práticas semifinalistas do prêmio.

Mariluce Bittar

Mariluce era graduada em Serviço Social, pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, com mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, e fez pós-doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuava como professora da Universidade Católica Dom Bosco nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGE-UCDB). A professora faleceu em fevereiro de 2014, vítima de câncer.

Foto: Divulgação Assessoria
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias